terça-feira, 31 de março de 2009

Vinho novo, odres novos

Outro dia conversando com meu irmão amado, discutíamos sobre igrejas e como nos decepcionamos com o que acontece dentro de muitas delas. E não estou citando nome de uma ou de outra, e também não estou generalizando, porque sabemos existir muitas pessoas verdadeiramente comprometidas com o Senhor. Jamais passou pela minha cabeça me considerar melhor do que alguém, muito pelo contrário, sei muito bem quem eu sou. Então não é com arrogancia que escrevo essas coisas, mas com o desejo sincero de chamar quantos eu puder de volta ao evangelho simples, começando por mim.
Voltando ao assunto, no dia dessa conversa, ao embarcar no carro para ir pra casa almoçar, surgiu um pensamento muito forte em minha mente. Não estou afirmando que era Deus falando comigo, mas também não posso descartar essa idéia, pois vivo pedindo a Ele que fale. Esse pensamento era bem claro, e em resumo, dizia o seguinte: "Não se pode aproveitar nada daquilo que está podre!". Aquele pensamento me incomodou porque me imaginei preparando uma torta de maçã usando ingredientes da melhor qualidade. O leite, o trigo, a manteiga, o fermento, o açucar, o sal (não sei fazer uma torta de maçã, então não sei que ingredientes que devem ser usados), enfim, todos esses ingredientes eram da melhor qualidade possível. Porém, o ingrediente mais importante, a maçã, afinal de contas é uma torta de maçã, essa estava podre. Depois de pronta a torta, nada podia ser aproveitado, porque ela tinha gosto de podre!!!!
O que isso significa? Para quem ler esse texto e não souber das circunstancias pelas quais estamos passando, pode não siginificar nada, mas aqueles que me conhecem entenderão! O que significa é que se estamos vivendo em um meio podre, não adianta lutar pra tentar corrigir esse meio, pois ele está podre, e daquilo que está podre nada pode ser aproveitado. Ainda pior, tudo aquilo que é investido nesse meio é disperdiçado, porque acaba misturado com a podridão. Quero deixar muito claro que não estou falando de pessoas, pois todo o investimento que fazemos nas pessoas tem proveito sim. Se não acreditasse nisso, não pregaria o evangelho, pois acredito de todo meu coração que o evangelho é poder de Deus, que transforma o coração daquele que crê!
Jesus falou em Mt 9:16-17 que "Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam". Essa passagem confirmou aquele pensamento, por isso creio mesmo que ele seja de Deus. Não saí a procurar na Palavra pela confirmação, nem mesmo lembrei dessa passagem. Ela veio através de um irmão quando contei a ele aquilo que eu pensava. Jesus quer nos alertar a não tentar consertar o odres velhos. O vinho novo que Ele vai derramar precisa de odres novos, ou seja, Ele não vai derramá-lo no meio da podridão! Se insistirmos nos odres velhos, eles se romperão e todo o vinho será desperdiçado! Também não deve se pôr remendo novo numa roupa velha, porque ela se rasgará, o buraco ficará maior ainda e o remendo também será desperdiçado! Oras, se já não vi isso acontecer em nosso meio! Alguns já tentaram remendar uma instituição rota, e acabaram criando um buraco enorme nela. Lutero tentou isso na igreja católica e deixou um buraco nela. E agora, novamente! Será que a analogia da torta de maçã diz algo coerente, ou será que sou um louco rebelde? Que o Senhor tenha misericórdia da minha vida se estou sendo injusto!
É tempo de buscar odres novos para que o Senhor Jesus, que tem vinho novo em abundância para derramar, possa derramá-lo abundantemente no meio em que estivermos. O Senhor é recompensador daqueles que o buscam!! Ele não abandonará aqueles que querem fazer a Sua vontade, em detrimento de vontade de homens! Aleluia!!! Sei que Ele tem muito a derramar, por isso quero ser um odre novo!

Que a graça do Senhor Jesus, que nos livrou da morte e do pecado, seja abundante na tua vida. Amém!

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo seja com a tu vida irmão. Gostei muito do texto, tanto que enviei para um amigo; estes versiculos tem transformado a minha vida. Hoje sou ODRE NOVO, Amém. Que Deus contimue te abençoando. Josilene.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário!
    Fique na Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir