sexta-feira, 26 de outubro de 2018

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1.
No dicionário da língua portuguesa (Aurélio), o primeiro significado da palavra "fé" é mostrado como "Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro". Segundo o que entendo da Bíblia, acredito que o significado seja este também, ou seja, aquele que tem fé, seu espírito adere absolutamente àquilo que sabe ser verdadeiro, ou seja, a própria Palavra de Deus.
Eu passei muito tempo sem entender de forma clara o real significado da palavra "fé", mesmo já considerando que a Bíblia é a palavra de Deus, mesmo acreditando de todo meu coração que Deus é o criador de todas as coisas, mesmo crendo que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados. Em meu coração, eu sabia o significado, mas não conseguia falar isso para as outras pessoas. Muitas vezes confundimos fé com acreditar, e começa com isso mesmo, mas não se resume apenas a isso. Não basta que eu acredite em Deus para dizer que tenho fé, é necessário acima de tudo, que eu confie nEle de todo o meu coração. A bíblia nos mostra que até os demônios acreditam em Deus (Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. Tiago 2:19). A fé trata de confiança em Deus, trata de entrega, trata de esperança, trata de amor a Deus. Quem tem fé, não desiste diante das dificuldades da vida, a não ser que tenha desistido da própria fé. Quem tem fé, confia que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e que tudo que acontece no caminho, é para nos levar ao "gran finale" (E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28). Quem tem fé, não apenas acredita, mas sabe que Deus está no controle de todas as coisas, e não há nada que escape do Seu olhar.
Acredito que são raras as pessoas que conseguiram compreender a dimensão do poder que há nessa pequena palavra, caso contrario veríamos milagres, como os que Jesus e os discípulos faziam, acontecendo diante de nós o tempo todo. Veja o que Jesus falou ao seus discípulos, quando estes não conseguiram expulsar um demônio de um menino: "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." Mateus 17:20. Você já viu um grão de mostarda? É uma semente minuscula, do tamanho de uma cabeça de alfinete. Eu fico extremamente envergonhado, depois de quase 20 anos seguindo a Jesus, e minha fé não chega nem perto dessa proporção que Jesus usou como medida. Mas continuo na minha busca, a cada dia o Senhor tem me ajudado a entender melhor os Seus propósitos para a minha vida, e isso é tudo que importa pra mim.
O pensador Fernando Sabino escreveu a seguinte frase: “No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.”. Não sei nada sobre esse cara, mas essa frase me chamou atenção, pois é mais ou menos assim que funciona a fé. É claro que não dá pra viver de qualquer maneira, e apenas achar que tudo vai dar certo, porque as coisas não se resolvem sozinhas. É preciso andar com Deus, e ele fará com que as coisas deem certo no final!

A fé é despertada em nós através de ouvir a palavra de Deus:

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17

A fé é um dom de Deus, dado a nós através do Espírito Santo:

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 1 Coríntios 12:9

Senhor, quero ter essa fé que move montanhas, em nome de Jesus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário