quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Adoração

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:23,24

Vamos adorar a Deus? Vamos lá, mas como fazemos isso? Adorar, pelo dicionario da língua portuguesa, significa "render culto (a vida ou divindade); venerar, muito querido, amar extremamente". A primeira coisa que precisamos entender, é que Deus quer a nossa adoração. Ele quer ser a pessoa mais importante da nossa vida, e isso nos levará a adorá-lo. Depois, nós precisamos querer adora-lo, e isso também nos levará a adora-lo, mesmo inicialmente não sabendo como faze-lo.
Vimos que o dicionario define adoração como "amar extremamente", então precisamos antes de qualquer coisa, amar a Deus dessa forma. Jamais conseguiremos adora-lo verdadeiramente, se não O amarmos de forma verdadeira. Sim, amar a Deus extremamente significa te-lo como a pessoa mais importante de nossa vida, significa obedece-lo acima de tudo, significa confiar nEle sem restrições (fé). Jamais iremos adorar aquilo que não amamos, assim como jamais amaremos aquilo que não conhecemos. Também jamais conheceremos verdadeiramente alguém de quem não estamos próximos. Veja a importância de conhecer a Deus, e digo conhecer de perto, ter intimidade com Ele, pois jamais o amaremos extremamente se não o conhecermos intimamente. E assim, jamais iremos adora-lo! Note a importância do grande mandamento de Cristo, onde ele nos ensina a "Amar a Deus acima de todas as coisas", pois somente através desse amor que poderemos vir a adora-lo!
Jesus nos chama a adorar a Deus em espírito e verdade, e não conseguimos fazer isso por nós mesmos, se não estivermos em comunhão constante com Ele. Essa adoração não é somente o que acontece nos cultos, quando adoramos a Deus como Igreja, como corpo de Cristo. Essa adoração, ela acontece diariamente, constantemente, conforme vamos vivendo. Quem adora a Deus em espírito e verdade, o adora em tudo que faz, pois o Espirito Santo que vive em nós, é quem nos impulsiona a adorar a Deus. É ele que nos ensina e nos capacita a adorar, é ele que nos faz reconhece-lo como Pai, e amá-lo de forma extrema, pois ele nos faz entender o quanto somos amados. Por isso não dependemos do culto, encontro, reunião, ou seja como quiser chamar, para adorar a Deus, pois o Espirito Santo vive em nós, e vai conosco onde quer que formos.
Não existe momento mais prazeroso em minha vida, do que quando estou adorando a Deus, conduzido pelo Espírito Santo, onde as palavras brotam de minha boca sem esforço, as lagrimas fluem como se fossem rios, aquele arrepio gostoso percorre o meu corpo, a minha mente fica limpa, o meu espírito se alegra intensamente, a minha alma descansa, pois estou ali derramado na presença do Pai. É claro que comigo é assim, mas nosso Deus é um Pai maravilhoso, que trata com cada filho de forma individual. De qualquer maneira, adorar a Deus não necessariamente significa levantar as mãos durante o louvor, nem gritar "glórias a Deus" (não estou dizendo que não se pode fazer isso, mas que isso precisa ser de forma espontânea, tendo o desejo sincero de adorar a Deus, e não porque os outros fazem), pois Jesus falou que não é pelo muito falar que serão ouvidos ("E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos." Mateus 6:7). Lembre-se que o Espírito Santo nos ensina a adorar ao Pai, pois é desejo dEle que o façamos da melhor maneira.

Que o Pai nos ensine a adorá-lo em espírito e verdade, e assim possamos alegar o Seu coração, em nome do Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário