quinta-feira, 22 de abril de 2010

Merecimento

Sei que o que vou escrever a seguir, é “chover no molhado”, mas mesmo assim o farei. Farei porque as vezes cansa ficar sendo bombardeado com tanta desinformação bíblica! Apesar de eu estar verdadeiramente buscando não julgar as pessoas e o que dizem ou fazem, tem coisas que são difíceis de engolir, principalmente quando se trata do evangelho de Jesus Cristo, e este evangelho é ensinado com irresponsabilidade e desconhecimento da verdade bíblica! 
Com certeza você já deve ter ouvido aquelas famosas frases prontas do meio religioso, tais como as que seguem. “O que você tem feito de sua vida?”, ou “Suas atitudes apresentam a Deus uma pessoa merecedora da salvação?” Você já ouviu indagações semelhantes a essas alguma vez? Você já parou para pensar no que poderia fazer para ser merecedor de qualquer favor de Deus? Pois é, eu já pensei nisso muitas vezes! Também já ouvi essas indagações algumas vezes, e hoje novamente! Estava num sepultamento de um homem, que apesar de meu preconceito religioso, que desejo sinceramente que seja extinto do meu coração, aprendi a amar como irmão. Enterros devem ser momentos propícios para lançar esse tipo de questionamento, pois as pessoas estão ali, contritas, observando o seu próprio destino, que não pode ser mudado, e é provável que pensem um pouco a respeito de como tem conduzido a sua vida até então.
Ah, como é infeliz o homem que pensa ser merecedor de qualquer favor vindo da parte de Deus. Infeliz é o homem que pensa ter o poder de salvar a si mesmo! Insensato é o homem que procura conquistar a simpatia de Deus através de servicinhos prestados a Ele! Se isso fosse assim, porque Deus daria a vida de Seu Filho amado numa cruz??? Será que Jesus veio fazer um favorzinho apenas àqueles pobres coitados que nada podem fazer por si próprios? Oras, eu sou um desses pobres coitados, pois sou incapaz de viver sem pecar, e isso me constrange! Deve ser porque eu escolhi viver sem religião!
Será que é tão difícil de entender o que a Bíblia deixa claro em Rm 3:23, que “todos pecaram e precisam desesperadamente do favor de Deus”? Ou será que Jesus deixou o trabalho dEle tão inacabado, que nós, através da religião, temos que termina-lo? Eu acho que não! Se a minha salvação fosse por merecimento, então o apóstolo Paulo seria o maior herege de todos os tempos, pois ele afirma categoricamente em Ef 2:8 que “pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, mas é presente de Deus”. Na verdade, minha condição de pecador me torna merecedor de morte, mas Jesus, pela graça do Pai, me trouxe vida quando eu estava nessa condição (hoje)!! Aleluia!!!
Ainda essa semana, conversando com um irmão, aprendiz na fé, cheio de dúvidas e questionamentos, este nos colocava sua visão de como somos insignificantes diante de um Deus grandioso, poderoso a ponto de criar tudo que conhecemos. E essa insignificância não é motivo para desanimo, mas sim para gratidão, porque mesmo assim, o Deus todo-poderoso escolheu nos amar, e antes de nos criar, sabedor de que iriamos nos desviar do Seu caminho, nos preparou um plano para salvação. Maravilhosa é a graça de nosso Deus! Aleluia! Infinita é a Sua sabedoria e bondade! Aleluia!
Não quero me estender nesse assunto, pois já escrevi sobre ele no texto “Nascer de Novo”, e além do mais, quem lê a bíblia já está carréca de saber disso. Quero apenas lembrar novamente de Is 64:6, onde Deus fala o que Ele pensa a respeito das nossas obras de justificação. Trapos de imundícia!!! Eu quero ser dependente de Jesus, pois Ele foi considerado “merecedor”, e o Seu sacrifico foi aceito por Deus! E se Deus olhar para a minha vida através de Jesus, me verá justificado!!! Obrigado Senhor, é tudo o que eu posso dizer!

Pai altíssimo, tira todo julgamento do meu coração. Sei que Tu não precisas de advogado para o evangelho do Teu Filho! Perdoa o meu pecado, em nome de Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário