sábado, 16 de maio de 2009

A fé sem obras é morta!

Aos amados que lerem esse texto, Paz e Graça da parte de nosso Senhor Jesus Cristo! Há muito tempo que a passagem de Tg 2:14-18 tem me chamado a atenção e feito com que o meu coraçao se debatesse impaciente em meu peito. Como tenho feito em outros textos que escrevi, quero novamente deixar claro que o que estou escrevendo aqui é o entendimento que eu tenho daquilo que tenho lido na Palavra de Deus, ou seja, não fui inluenciado por nada mais que a Bíblia, mas também não tenho a menor intenção de afirmar que todos devam crer dessa forma.
Pois bem, a passagem bíblica acima citada pode muitas vezes colocar a nossa fé em contradição. Para aqueles que afirmam que basta que confessemos a nossa fé no Senhor Jesus para que sejamos salvos, essa passagem pode vir a ser uma verdadeira "pedra no sapato", e assim muitas vezes é deixada de lado, bem quietinha, para não levantar questionamentos. Podemos até mesmo nos desculpar com Rm 10:9 ("Se com tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo"). Mas como já dizia aquele velho ditado evangélico, "Texto fora do contexto é pretexto para heresia!". É muito fácil ser cristão (leia-se evangélico) e ficar escondido em nossa tóca entre uma reunião e outra. É muito fácil falar do amor de Deus às pessoas e não se envolver em seus problemas pessoais e familiares! Tiago chama a nossa atenção como cristãos, para que olhemos para a nossa vida e analisemos que obras que a nossa fé tem produzido! Nem de longe penso em afirmar que precisemos de obras para nossa salvação! Isso é afirmação da doutrina espírita. Nossa salvação, segundo a Palavra de Deus, foi conquistada pelo Senhor Jesus na cruz,  e basta realmente que creiamos nisso (Ef 2:9, Gl 2:16, 3:10)! O que quero afirmar, é que se a nossa fé em Cristo é verdadeira, ela precisa produzir em nós obras visíveis aos olhos humanos! Poderíamos até tentar justificar que Tiago estaria falando da grande obra que a fé produz em nós internamente, mas nem isso podemos, pois ele fala claramente de roupas, alimentos e abrigos! 
Volto a afirmar com convicção que a forma que hoje a maioria de nós estamos vivendo a Igreja de Cristo está muito distante do sonho de Deus. Basta que nos voltemos para a Palavra olhemos para a Igreja primitiva. Falamos muito em impactar a nossa cidade, e tenho certeza de que é o desejo sincero de muitos, mas não vejo como impactar uma cidade, um bairro, uma rua, ou uma casa, sem que algo concreto e palpável seja feito nesse meio! Gestos falam muito mais do que palavras! As obras mostram muito mais do que o falar! O Senhor Jesus já afirmava que pelos frutos que os homens seriam conhecidos! Queremos que o amor de Cristo seja reconhecido em nossa cidade e transforme vidas? Mostremos o que Ele fez em nós, oras! Como? Através do amor! Mas como??? Não existem necessitados em nossa cidade? Pobres, órfãos, viúvas, doentes, desempregados, viciados, e tantos outros? Tanta gente tão ocupada em provar que está na religião verdadeira, defendendo suas doutrinas, dogmas e preceitos, que esquecem de olhar na Palavra de Deus o que identifica a verdadeira religião: Tg 1:27 ("A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Como podemos fazer com que e Igreja seja imprescindível em nossa cidade? Como que as pessoas sentiriam falta se ela deixasse de existir? Seria através de um templo imponente e lindo, contruído bem no centro para que todos vejam? Ou será que seria trazendo melhorias para a vida das pessoas? Essa conversa pode soar um pouco idealista ou política, mas podem ter certeza que o meu único ideal é o Evangelho de Cristo, porque sei que é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê! Como posso insistir em pregar para uma pessoa todas as semanas e ficar em paz, sabendo que quando ela sair da reunião voltará novamente para os mesmos problemas de antes e nada muda? Sei muito bem que aquilo que realmente importa é que essas pessoas cheguem a salvação, e que no mundo passaremos por aflições! A minha esperança em Cristo não está nas coisas deste mundo, mas creio que o Reino de Deus começa aqui, no exato momento em que Jesus passa a habitar em nossos corações! Mas isso não pode ser pra mim motivo de conformismo para aceitar a desgraça nas vidas das pessoas e ficar de braços cruzados esperando que o tempo resolva! Também não creio na teologia da prosperidade, mas creio a nossa fé pode nos impulsionar a fazer muito mais pela nosso próximo! 
Creio que esteja mais do que na hora de pensarmos em alguma estratégia para colocar nossa fé em prática! Para onde estão sendo enviadas nossas ofertas? Será que vão para os cofres de alguma instituição? Para os bolsos de algum dirigente? Será que esse dinheiro não poderia ser usado para ajudar os necessitados? Será que não existem coisas que podemos abrir mão em função de alguma necessidade básica de um irmão? Seria muito complicado reunirmos esforços para ajudar um irmão sair das dívidas? Ah, graças a Deus eu já passei por isso! Há uns anos atrás eu estava endividado, e alguns irmãos preciosos dos quais não esquecerei tão cedo, me ajudaram dando-me dinheiro! Muitas pessoas se encandalizam só de pensar em dar dinheiro para alguém, mas abrem suas carteiras e dão ofertas gordas para sua igreja quando o pastor levanta uma oferta num culto para melhorar alguma coisa na estrutura da igreja. É muito mais fácil jogar o dinheiro na caixinha da oferta do que precisar olhar nos olhos daqueles que precisam dele, pois assim não gera nenhum comprimisso maior. Chegamos a afirmar que "fizemos a nossa parte", e que não é culpa nossa se o dinheiro é usado de forma errada! Quando olhamos nos olhos do necessitado o nosso coração é quebrantado, e quando voltamos pra nossa casa ficamos pensando se aquela pessoa não precisa de mais alguma coisa! Uma outra coisa muito triste é quando aparece um irmão necessitado na igreja e o pastor o chama para orar com ele. Naquele momento a igreja pode fazer mais do que orar!  A oração é nossa principal arma, mas quando nós podemos fazer alguma coisa, porque devemos jogar a responsabilidade para Deus?
Quero encerrar citando a passagem de Gl 6:10 que diz "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". Paulo fala ainda em Ef 2:10 que nós fomos criados para toda boa obra e que devemos andar nelas. Nós, como verdadeiros filhos de Deus, devemos apresentar ao mundo obras dignas da nossa fé, caso contrário tudo que dizemos ser não passa de conversa fiada! 

Que o Senhor produza em nós obras dignas de verdadeiro homens de Deus, em nome de Jesus!

Um comentário: