sábado, 25 de outubro de 2008

Os princípios da Igreja de Cristo

Fazem apenas alguns minutos que terminei de preparar pregação para o culto de amanhã cedo. Fiquei durante alguns dias pensando no que iria pregar, e apenas hoje, às 19:30 hs, que cheguei a uma definição. E espero sinceramente que seja a vontade do Senhor sendo feita em minha vida.
Já a um bom tempo venho meditando sobre a passagem de At 2:42-47 "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.". Essa passagem fala sobre os princípios básicos sobre os quais vivia a Igreja primitiva, que se seguidos pela nossa igreja, farão o mesmo efeito que fizeram naquela época.
Existem pontos principais nessa passagem que precisam ser detacados primeiramente:


  • Doutrina dos apóstolos

  • Comunhão

  • Partir do pão

  • Oração

Doutrina dos Apóstolos


Nenhum dos outros princípios que tem valor algum diante de Deus se este for desprezado. Esse é o fundamento sobre o qual deve estar baseada a nossa fé, pois é ele representa o evangelho de nosso Senhor Jesus. É a doutrina que orienta nossa conduta e molda nosso caráter. É através dela que temos conhecimento do grande amor que Deus pela nossa vida, demontrado através de Jesus crucificado.


Comunhão


A comunhão é o resultado na vida das pessoas que recebem a doutrina dos apóstolos em suas vidas e buscam viver de acordo com ela. Ou seja, pessoas que vivem sob a mesma doutrina, tendem a estar juntas, e a se amarem mutuamente. Dessa forma é muito mais difícil que nossa fé acabe, pois seremos fortalecidos com a presença e o amor dos irmãos que estarão ao nosso redor. Fica muito claro a importancia da comunhão se usado o exemplo da brasa, que se retirada do braseiro e deixada sozinha, logo se apaga e vira cinzas, mas quando está junto das outras brasas dura o mesmo tempo das outras.


Partir do Pão


O partir do pão, ou seja, a preocupação em prover aos outros o sustento e bem-estar, é a verdadeira fé em ação. Como falou Tiago, "a fé sem obras é morta", então todo aquele que realmente está vivendo a verdadeira fé em Cristo Jesus não consegue mais ficar conivente com qualquer situação desfavorável em que um irmão possa estar.
Em Gl 6:10 Paulo reafirma isso de forma bem clara: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." Ou seja, devemos nos preocupar em fazer o bem a todos, mas primeiro devemos lembrar de nossos irmãos.


Oração


Não tenho a intenção de explicar aqui o que é oração, mas de mostrar a importancia da oração para a igreja. A oração é o que move a mão de Deus em favor do seu povo. Uma igreja que não ora está destinada a se acabar. Foi pela oração da Igreja que Deus livrou os apóstolos das mãos dos perseguidores mais de uma vez. Na bíblia vemos inúmeros exemplos de possoas que oravam, e Deus se compadecia deles e fazia grandes milagres em suas vidas. Será que o Deus da Bíblia é o mesmo que nossa igreja tem buscado hoje? Se é, então eu tenho certeza de que uma coisa muito importante está faltando para nossa igreja. São joelhos dobrados, de servos que se prostram diante de seu Senhor em intercessão pela igreja e por suas próprias vidas!


Existem ainda outros pontos nessa passagem que não podemos deixar passar desapercebidos:


Temor


O temor que nos faz andar em humildade diante do Senhor. Salmos e Provérbios afirmam que "o termor do Senhor é o princípio de toda sabedoria", e sabedoria é algo que tem extrema importancia dentro de uma igreja. Pessoas sábias tomam decisões sábias. O progresso da igreja depende de que nela haja o verdadeiro temor do Senhor.


Sinais


Pergunto novamente: "O Deus que temos buscado é o mesmo que está descrito na Bíblia?". Se é então não me venham com a estória de que os sinais e milagres eram apenas para o tempo dos apóstolos, pois o mesmo Espírito que operava através daqueles homens é o Espírito que temos recebido hoje. A presença de milagres na igreja demonstra a presença e o agir do Espírito Santo.


União


As pessoas viviam unidas em um só propósito. Se dentro de uma igreja pessoas se dividem em grupinhos de cliclano ou de fulano, então essa igreja precisa urgentemente ler e viver I Co 1.
Uma igreja que vive a doutrina dos apóstolos segue adiante num só corpo, vencendo as crises de orgulho, seguindo o exemplo daquele que é o cabeça, Jesus Cristo, que "mesmo subsistindo em forma de Deus, não usurpou o ser igual a Deus, antes se esvaziou de si mesmo se tornando servo" (Fp 2:5-11).


Contavam com a simpatia do povo


Qual é o testemunho que temos dado como cristãos? As pessoas com quem convivemos simpatizam conosco, ou somos aqueles crentes chatos que ficam julgando as pessoas e colocando sobre elas um jugo que não compete a elas? Já vi muitos crentes que dificilmente alguém gostaria de ser igual a ele. Pessoas amargas, mal-humoradas, grosseiras, que acham que todos devem pensar como ele. Pensam que seu falar duro vai tocar o coração das pessoas e despertá-las para a salvação, quando na verdade faz com que se afastem mais ainda da Palavra de Deus, pois não querem se tornar pessoas assim. As pessoas que viviam na igreja relatada nessa passagem eram agradáveis e simpáticas sem abrir mão da sua fé, pois os outros mesmo não concordando com suas convicções, simpatizavam com elas. Vale aqui rever como temos sido visto pelos nossos familiares, vizinhos, colegas de trabalho, etc... Seremos conhecidos pelo amor!


Existe muito mais nessa passagem do que os pontos ressaltados, porém é o que me chamou a atenção para a pregação. Que isso fale ao meu coração mais alto a cada dia, e eu consiga viver cada princípio desses diariamente.


Que a Paz de Deus esteja sobre você, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário