segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O evangelho é simples

Que maravilhoso é quando as pessoas descobrem a simplicidade do evangelho de Cristo, que é definido por Paulo como a "sã doutrina" (II Tm 4:3-4), ou então por Lucas como a "doutrina dos apóstolos" (At 2:42), onde relata que a igreja primitiva perseverava nesse evangelho.
É comum ver tantos teólogos e estudiosos buscando elucidar o evangelho através de técnicas modernas de estudo e pesquisa, quando na verdade o evangelho precisa ser apenas lido e aceito da maneira que está escrito, sem retirar nem acrescentar nada. O evangelho realmente é simples, e quando tratado dessa forma, ele faz algo maravilhoso em nossa vida. Lembro de certa vez que estava a trabalho em um cliente em Curitiba e fui convidado por um funcionário dessa empresa a ir a um culto em uma igrejinha da periferia. Nesse culto o Senhor falou claramente ao meu coração, e despertou em mim um amor intenso por esse evangelho maravilhoso, que segundo Paulo, é "poder de Deus para salvação de todos que creem" (Rm 1:16-17). Eu ainda pensava sobre isso quando foi apresentado o pregador daquela noite, um senhor baixinho e mirado, que ao primeiro olhar não prendia a atenção de ninguém. Quando ele abriu boca, a primeira coisa que disse foi "meus irmão, o evangéio é simpre". Já demos boas risadas por causa dessa frase, não por deboche, mas porque realmente era engraçado ouvir aquele homem simples e semi-analfabeto falando daquela forma. A pregação desse homem não foi cheia de ilustrações maravilhosas, nem de apelos emocionais, mas ele simplesmente falou sobre o evangelho,
discorrendo sobre os relatos da bíblia que mostravam homens sendo resgatados de sua futilidade quando ouviam a pregação desse evangelho. Ele nem sabia falar direito, porém mostrou que conhecia o evangelho.
Esse evangelho que eu quero pregar, e ainda antes disso, quero vivê-lo diariamente.
Estou convencido de que não precisamos de teologias, interpretações ou muitos estudos, mas precisamos crer simplesmente naquilo que está escrito, da forma que está escrito. Muitas vezes ouço pessoas dizerem que não entendem o que leêm porque o texto precisa ser interpretado. Mas não podemos ler a bíblia e fazer interpretações, caso contrário corremos o risco de entender apenas aquilo que queremos, e não aquilo que ela realmente quer nos dizer. A Verdade que nela está escrito é única! Não importa se eu entendo de uma forma e você entenda de outra forma, pois a Verdade não mudará, e apenas aquele que aceitou o que realmente está escrito é que vai ter alguma vantagem. Por isso que muitas pessoas leêm a Bíblia e nada em suas vidas muda, pois entendem apenas aquilo que querem. Por isso vemos tantas igrejas e denominações diferentes, cada qual com sua própria interpretação do evangelho, ou seja, com a sua verdade. Não estou dizendo que devemos pensar todos da mesma forma, sendo escravos de homens ou instituições, mas que, se amamos realmente esse evangelho, deveria haver concordancia na doutrina pregada.
Uns dizem: "Os dons do Espírito são atuais!". "Não, os dons eram apenas para a época dos apóstolos, pois eles ainda não tinham a Bíblia e precisavam de dons para convencer as pessoas" dizem outros. Mas aí eu pergunto: "Onde isso está escrito na Bílbia???". (Cabe aqui um texto apenas explanando esse assunto, mas por hora, vamos tomá-lo apenas como exemplo.) O que fazemos numa situação dessas? Ou buscamos na própria Bíblia argumentos para comprovar nossas convicções, ou então apenas cremos naquilo que está escrito e aceitamos mudá-las. Aqui é demonstrada a simplicidade do evangelho! Nós é que o complicamos quando somos orgulhosos. Ou moldamos a Bíblia à nós, ou então nos moldamos à ela. O que nós vamos escolher?
É claro que devemos contextualizar o que lemos para a nossa época, e aplicar à nossa realidade, porém não podemos jamais complicar o entendimento daquilo que está escrito de forma tão simples. Oremos para que o Espírito Santo venha sobre nós, e nos revele aquilo que não conseguimos entender, para que não inventemos interpretações distorcidas do evangelho de Jesus Cristo. A promessa de Jesus era de que o Espírito da Verdade nos conduziria em toda Verdade, e nos revelaria o pecado, a justiça e o juízo. Se esse é o Espírito que vive em nós, então podemos deixar que Ele nos ensine!
Finalizo com as palavras de Ap 22:18-19 que dizem o seguinte: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

Que a Paz de Deus esteja sobre a tua vida, em nome do Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário