domingo, 26 de outubro de 2008

Nascer de novo

Jo 3:3 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”

Cada vez mais em nossos dias vemos o evangelho da salvação sendo pregado, nas igrejas, na televisão, no rádio, na internet, e até mesmo em ambientes seculares, como nunca antes foi visto. Devido a isso muitas pessoas no mundo já ouviram falar desse evangelho, e todos os dias muitos alcançam a salvação que só há no nome de Jesus. Mas infelizmente, nem todos que pregam o evangelho, o fazem da maneira que os apóstolos faziam. Vemos cada vez mais o evangelho da prosperidade financeira, dos dízimos e ofertas, e da salvação fácil, sendo pregados em igrejas tradicionalmente conhecidas por sua fidelidade à Palavra de Deus. Essa fidelidade à Palavra precisa ser resgatada, ou então veremos igrejas cheias de pessoas vivendo uma ilusão, na vida das quais não houve o “nascer de novo” de que Jesus falou.


O que é nascer de novo?

Resumidamente, pelos termos bíblicos, significa deixar de viver em pecado e passar a viver em santidade. Podemos dizer que é o momento da decisão de seguir a Jesus pelo resto de sua vida. É o momento em que deixamos de viver para o mundo e passamos a viver para Cristo, isto é, deixamos para trás uma vida onde imperava a minha própria vontade e começamos uma nova vida de obediência à Palavra de Deus. Deve ser um momento de extrema seriedade, pois esse é o momento da decisão de morrer com Jesus. Sim, é necessário morrer, porque o “velho homem” não pode coexistir com o “novo homem”. Simplesmente, se existe um, o outro não pode existir, pois o “mais forte” extingue o “mais fraco”. É nesse momento que os pecados são perdoados, e o Espírito Santo passa a habitar no coração daquele que entrega sua vida a Jesus.


Por que nascer de novo?

Porque todos nós nascemos em pecado, ou seja, nascemos com o pecado em nosso coração, e Deus em Sua santidade não compactua com o pecado. Jesus falou que o pecado vem de dentro do coração do homem e não do meio em que o homem vive, então não é o meio que corrompe o homem, mas este já é corrupto por natureza. Isso significa que por causa do coração corrupto do homem, o meio em que este vive se tornou corrupto também, sendo que o que Deus fez é perfeito. “Mc 7:21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”.
Davi, que era homem declarado pelo próprio Deus como sendo “homem segundo o coração de Deus”, no Salmo 51 clama a Deus pelo perdão de seus pecados, e declara que nasceu em pecado. “Sl 51:5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”.
Paulo afirma na carta aos romanos, que todos pecaram e precisam da misericórdia de Deus, e que o salário do pecado é a morte, mas que o desejo de Deus é que todos vivam eternamente, e proporcionou isso gratuitamente, através de Jesus, quando Este morreu por todos na cruz, pagando por todos os pecados do mundo. “Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”, “Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”. “Rm 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Podemos até argumentar que não temos culpa se nascemos dessa forma, o que é verdade, mas a culpa está em querer permanecer dessa forma. Deus nos ama e enviou Seu Filho Jesus para pagar pelo nosso pecado, e quando rejeitamos o sacrifício de Jesus na cruz, isso nos torna indesculpáveis.
Mas o motivo principal para querer nascer de novo, é fato de que Jesus falou que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.


Como posso nascer de novo?

Quando Nicodemos procurou a Jesus, este simplesmente lhe falou o que acabamos de ler: “É necessário nascer de novo!”. Nicodemos não entendeu, e achou absurdo que alguém pudesse entrar novamente no ventre de sua mãe e voltar a nascer, mas Jesus lhe explicou a seguir que esse novo nascimento é da “água” e do “Espírito”. “Jo 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. Nessa simples frase, o Senhor Jesus resumiu como começa a vida de alguém que é cidadão do Reino de Deus. Precisa nascer da água (batismo da água) e do Espírito (batismo do Espírito), sendo que os dois estão associados, e os vemos ocorrendo bem próximos em algumas passagens do livro de Atos, que relata o início da Igreja de Cristo. Não podemos nos enganar com doutrinas e interpretações, com a facilidade de ingressar no Reino de Deus como vem sendo pregado em tantas igrejas hoje em dia, e não só hoje em dia, porque isso vem desde perto de 300 depois de Cristo, quando a Igreja se prostituiu, mas devemos buscar na Palavra de Deus a verdade sobre como deve começar a vida de um verdadeiro cidadão do Reino de Deus (leia-se “cristão”). Da mesma forma que para um bebê nascer, precisa haver o parto, normalmente realizado por uma equipe médica, ou no mínimo, se quisermos exagerar um pouco para os nossos dias, por uma parteira, também o nascimento de um novo cristão ocorre auxiliado por aqueles que pregaram a Palavra da salvação. Isso significa que aqueles que pregam a Palavra tem a obrigação de fazer mais que isso, se realmente seguem a ordem dada por Jesus.
O texto de Paulo em II Co 5:17 nos dá uma idéia maravilhosa desse nascer de novo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. A partir de Jesus todo o meu passado fica para trás, mas para isso é necessário que o velho homem, aquele que praticava o pecado, morra, para que nasça um novo homem, um homem espiritual e não carnal como o anterior, e acima de tudo, um homem obediente a Palavra de Deus.
Paulo, que aprendeu do próprio Senhor Jesus (Gl 1:12), reafirma o que Jesus falou que o ato de nascer de novo ocorre no batismo, quando ele diz: “Cl 2:12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”. No batismo, o velho homem morre para que nesse mesmo ato possa nascer o novo, da mesma forma que acontece com a semente quando lançada na terra, se esta não morrer, não nascerá uma nova planta que dará muitos bons frutos. Como dito anteriormente, para que haja o nascer de novo, é realmente necessário morrer com Jesus. Isso deve estar muito claro para todo aquele que está disposto a ser batizado para ingressar numa nova vida. Não sou muito a favor de frases decoradas para momentos como esse, pois favoreço a idéia de deixar o Espírito Santo fazer da Sua forma, mas sempre deveria ser perguntado algo assim: “Você está consciente de que hoje irá morrer? Você está realmente disposto a morrer com Jesus, para ressuscitar com Ele sendo uma nova pessoa?”. A passagem de Cl 2:12 é, no meu entendimento, a melhor descrição do verdadeiro sentido do batismo, ou seja, nada mais que o “nascer de novo” pregado por Jesus.
Também da mesma forma que uma criança ao nascer, é registrada no livro do cartório, ganhando uma certidão de nascimento, também aqueles que nascem de novo tem seu nome registrado em um livro, mas este é livro especial, que vale para a eternidade. É o Livro da Vida, no qual estão registrados todos aqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e Ele promete que apenas estes terão parte no Seu Reino. As passagens bíblicas que tratam sobre isso estão em Fp 4:3, Ap 3:5, Ap 13:8, Ap 17:8, Ap 20:15, Ap 21:27, Ap 22:19.
Numa outra situação, quando lemos o discurso entusiasmado de Pedro em Atos 2:14, vemos no final que quase três mil pessoas se converteram para o Senhor Jesus. Estes, após o discurso, tocados pelo Espírito Santo, perguntavam o que deveriam fazer, no que Pedro lhes responde no versículo 38: “At 2:38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;”. Nesse dia esses quase três mil homens nasceram de novo, pois a Palavra afirma que eles foram acrescentados aos que já faziam parte da Igreja de Cristo, ou seja, o Reino de Deus.


Como é a vida de quem “nasceu de novo”?

A partir de então começa uma nova fase na vida da pessoa que nasceu de novo. Essa é a parte mais difícil, pois nesse ponto precisa entrar em vigor uma completa transformação de vida, o que . Nesse estágio o novo homem precisa lutar de uma forma dura contra as tentações de todas as coisas que o velho homem praticava antes. Esse é o momento de confirmar o que o batismo significou, pois o batismo é apenas o “start” para uma nova vida, e nesse momento entra em cena a sua própria cruz, descrita por Jesus em “Lc 14:26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. 33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.”
Até esse momento só aparecia a cruz de Cristo, sobre a qual foram pregados todos os nossos pecados, a qual também nos alivia do fardo que os pecados traziam pra nossa vida. Mas temos que ter a plena convicção de que há um preço que nós devemos pagar, uma cruz que nós devemos carregar para o resto de nossas vidas, se quisermos ser verdadeiros cidadãos celestiais. Esse preço é a renúncia de todas as coisas que o velho homem praticava, e a busca incessante das “coisas do alto” como disse Paulo em “Cl 3:1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Veja que maravilhoso, nós já estamos mortos e nossa vida está escondida com Cristo em Deus!!! Não há mais o que temer, e por isso podemos abrir mão das coisas que nos afastam de Deus! Agora podemos dizer com a mesma convicção aquilo que Paulo falou em “Fp 2:7 Mas o que para mim era lucro, isso considerei como perda por causa de Cristo”. Se havia alguma coisa que era vantagem para mim, meu conhecimento, minha profissão, meu dinheiro, meus amigos, minha família, ou minha própria vida, isso eu posso considerar como perda, pois por Jesus, quando O conheço verdadeiramente, posso abrir mão de todas essas coisas, na certeza de que minha vida já está “escondida” com Ele no Céu. Ou então, podemos dizer o que Paulo falou em “Gl 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. A partir do momento que faz alguma diferença para mim saber que Jesus se entregou por mim, para o perdão dos meus pecados, esse amor me constrange de tal forma que não tenho outra saída, a não ser viver uma vida de gratidão a esse Deus tão maravilhoso!
Quando lemos II Co 2:17, muitas vezes lembramos que somos nova criatura apenas porque nossos pecados foram perdoados, mas precisamos lembrar também que ser nova criatura significa viver uma nova vida, ou seja, precisamos renunciar a todas as práticas que a bíblia chama de pecado.


Como eu posso proporcionar o “nascer de novo” na vida das pessoas?

Você se considera um discípulo de Jesus? Então apenas cumpra a ordem que ele deixou a todos os seus discípulos.
“Mt 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”.
“Mc 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”
São estes os principais fundamentos da verdadeira Igreja:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas – Mc 12:30 (se amar a Deus verdadeiramente acima de todas as coisas, Ele me capacita a amar a meu próximo);
2. Amar ao próximo como a si mesmo – Mc 12:31 (se não consigo amar meu próximo, então não amo a Deus verdadeiramente – I Jo 4:20);
3. Ir pregar – Mt 28:19 (Missão: A fé vem pelo ouvir – Rm 10:17);
4. Batizar – Mt 28:19 (Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o Reino de Deus – Jo 3:5);
5. Ensinar – Mt 28:19 (Discipulado: Novos crentes precisam conhecer o evangelho para deixarem o Espírito Santo guiar suas vidas);

Se cumpridos esses 5 fundamentos, estará cumprida a ordem de Jesus aos Seus discípulos, e voltamos à igreja primitiva descrita em Atos, ou seja, a verdadeira igreja de Cristo!

Que Deus lhe abençoe ricamente, em nome de Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário