
Mas não é sobre isso que quero falar, é sobre a minha conduta dentro de minha própria casa! No meio dos irmãos eu era um cristão exemplar, mas ao chegar em casa era uma verdadeira desgraça como marido e pai! Mas como falei acima, a palavra de Deus transforma nosso coração quando deixamos que ela entre e prevaleça sobre as nossas idéias. Isso que é o mais difícil para quem é orgulhoso, pois a palavra de Deus nos mostra que nossos pensamentos estão errados e quer corrigí-los!
Foi uma luta para mim quando li a passagem de I Tm 5:8 "Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.", pois ela me confrontava com minhas atitudes em relação a minha esposa e filho. Essa passagem, além de tudo, me chamava de "pior que o descrente", pois eu não estava cuidando da minha família, quando existem muitos descrentes que dão a própria vida pela sua. E não foi fácil para mim mudar essa atitude! É muito dificil passar tratar bem as pessoas que não estamos acostumados a tratar bem. Elas percebem!!! E perguntam o que aconteceu! E daí o nosso orgulho precisa ser quebrado e precisamos pedir perdão por tanto tempo de desatenção e aspereza!
Me entristeço muito quando vejo isso acontecer com outras pessoas. Não porque me julgo melhor do que elas, mas porque sei que elas também precisam mudar isso em suas vidas. E não são poucas vezes que tenho visto isso, onde maridos tratam melhor os irmãos da igreja do que suas esposas e filhos. Onde até mesmo os estranhos são tratados com mais cortesia do que os da própria casa. Que grande hipocrisia que eu vivia quando agia dessa forma! O grande homem de Deus dentro da igreja, vestindo uma "casca" de santidade, e em casa um grande hipócrita que era grosseiro e áspero, um verdadeiro "casca-grossa" com a própria família.
Homens que não tratam as esposas com o amor que lhes é devido dentro de suas casas ou quando estão sozinhos, esposas que honram seus maridos apenas na igreja ou nas rodas de amigos. Filhos que respeitam e obedecem seus pais apenas nas reuniões de jovens, mas quando estão em casa fazem apenas o que bem entendem, sendo desobedientes e respondões! É disso que estou falando!
Será que isso aconteceu apenas comigo? Será que estou imaginando coisas quando identifico essas situações em nosso meio? Ah, na verdadeira Igreja de Cristo isso precisa ser tratado! O amor de Jesus precisa estar dentro de nós e não apenas ao nosso redor, para que sejamos a mesma pessoa em qualquer lugar que estivermos. O amor de Jesus transforma primeiro a minha vida, e então ele transforma as pessoas que vivem comigo, aquelas que estão mais perto de mim, que me conhecem de verdade, aquelas que ouvem meu ronco quando durmo, que sentem meu cheiro quando chego cansado do trabalho (eca), aquelas que suportam o meu mau humor quando as coisas não são como eu gostaria que fossem! Essas são as pessoas que eu preciso amar mais, e portanto, as que que vou cuidar melhor!!!
Senhor, faz fluir em nós rios de água viva!!!