terça-feira, 12 de agosto de 2014

Tua graça me basta

Tua graça me basta! Já repeti essa frase muitas vezes. Frase pronta, que evangélico adora! Mesmo não tendo a menor ideia do que estava falando, eu repetia essa frase em minhas orações. Assim como muitas outras pessoas o fazem, tenho certeza.
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2 Coríntios 12:9
Apenas para contextualizar, Paulo escreve isso aos corintios na passagem acima, em meio a narrativa de uma experiencia sobrenatural maravilhosa com Deus, que ele havia tido 14 anos antes. Ele fala também do famoso "espinho na carne" que Deus lhe havia permitido, afim de que não se vangloriasse de todas as revelações que havia recebido, que certamente seriam motivo de vanglória para qualquer homem. E após Paulo orar por 3 vezes para que esse espinho lhe fosse tirado, Deus lhe responde: "a minha graça te basta!". Ok, podemos concordar que realmente naquela circunstancia, Paulo podia aceitar essa resposta com alegria. Mas quanto a mim e a você, podemos falar a mesma coisa? 
Podem pensar que fiquei maluco, por contrariar essa palavra, mas não a estou contrariando. Como assim, aceitar essa resposta de Deus? Calma, estou simplesmente me questionando, se o que eu vivi espiritualmente é suficiente para eu afirmar que "tua graça me basta"! Pense em tudo que Paulo já tinha vivido, tudo que já tinha presenciado, o poder do alto que já havia experimentado, o quanto ele já havia sido usado por Deus. Pense em quantas pessoas haviam se convertido a Cristo pela sua pregação, quantos doentes ele curou pelo poder do Espírito Santo que havia nele, quanto endemoniados ele libertou pelo nome de Jesus. Pense pra quantas pessoas ele ensinou o evangelho, quantas famílias foram restauradas e salvas pela palavra dita por sua boca. Pense numa cidade inteira impactada e transformada pelo convencimento que havia em suas palavras, a ponto de influenciar até mesmo o comércio idólatra. Pense que ele foi ensinado pelo próprio Senhor Jesus a respeito do evangelho, e não somente por homens. Ele realmente tinha mais motivos para se vangloriar do que qualquer outro. 
Agora, quantos de nós podemos dizer pra Deus, realmente Pai, a tua graça me basta, pois já experimentei tantas coisas contigo, já te servi por tanto tempo, e agora quero somente a tua graça? Quantos de nós podemos afirmar diante de uma dificuldade qualquer, como eu já fiz, que a Tua graça me basta? Ou seja, esse problema é grande demais pra mim, mesmo contigo ao meu lado, por isso deixa assim mesmo, e vamos ficar somente na graça. Nem mesmo Paulo, depois de tudo que passou falou isso. Foi o próprio Deus que falou pra Ele, porque ele já tinha passado por tudo que é prova! Eu falo por mim, se você não se enquadra, esqueça tudo que falei, e bola pra frente.
Eu sei, eu também vivo pela graça! Foi pela graça que fui salvo! Aleluia!!! E realmente pra minha vida miserável, a Tua graça me basta e sobra em muito, Senhor!!! Eu sei que foi pago um alto preço pela minha vida, por isso eu quero te servir, eu quero ser usado por Ti, eu quero ser um instrumento nas Tuas mãos. Eu sei que nunca terei o suficiente para te pagar, mas vou retribuir tudo que eu puder! Eu quero experimentar tudo aquilo que Paulo experimentou. Sim, se for preciso, até mesmo o sofrimento. Valeria a pena, para ter a intimidade que ele tinha com Deus. Valeria sim, para conhecer o que ele conheceu. Valeria a pena, para no fim ouvir o Pai dizer amorosamente: Filho, a minha graça te basta! Oh, Aleluia!!!
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:1
 É pela graça de Deus que posso me apoiar nessa verdade. Mas, eu não serei um crente de banco de igreja, não, de jeito nenhum. Eu terei atitude, assim como teve a viúva, para a qual o profeta Eliseu milagrosamente multiplicou o azeite. Eu quero ter a atitude de Josué, que afirmou diante de todos: não sei quanto a vocês, mas eu e minha casa serviremos ao Senhor!
É pela graça que eu vivo sim, mas não vou me apoiar nela como se fosse uma bengala, pois Jesus não me fez aleijado quando entrou em minha vida, pelo contrario, ele me trouxe vida em abundância!!! Pela graça de Deus que irei experimentar coisas maravilhosas em minha caminhada, até o momento em que Ele mesmo me diga: "Filho, a minha graça te basta".

Obrigado Pai, porque Tua maravilhosa graça me alcançou! Em nome de Jesus Cristo!

Estamos pedindo errado?

Em minhas orações, por muitos anos, eu tenho pedido muitas coisas a Deus. E cada vez mais, eu chego a conclusão de que por muitos anos eu vinha pedindo de forma errada. E estou certo de que por esse motivo eu não fui atendido em muitas delas, pelo menos não no tempo que eu achava que precisava daquilo.
Eu pedi pelas pessoas que amo, pedi por dinheiro, pedi por casa, pedi por carro, sucesso, saúde, prosperidade, amor, felicidade, paz, e tantas outras coisas que nem lembro mais. E afirmo com convicção que nenhuma dessas coisas está errada. Elas não fazem mal na vida de um homem, pelo contrário, são desejo do coração do Pai para os filhos que ama. A bíblia nos mostra a história de muitos homens de Deus que foram agraciados por Ele com todas essas coisas (Abraão, Moisés, Jacó, Davi, Salomão, etc...), então temos muitas bases pra fundamentar esse pensamento. Mas depois de um tempo andando no Caminho, aprendemos que podemos viver muito bem sem muitas dessas coisas, e que aquilo que realmente importa é nossa vida com Deus, pois todas as outras coisas são passageiras, mas isso é eterno.
Por isso que eu digo que muitos de nós temos pedido errado em nossas orações. Temos pedido tudo que achamos que estamos precisando, mas não deixamos o Pai nos mostrar o que realmente nos falta.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23)
É realmente muito difícil abrir mão dos nossos sonhos e ambições, e deixar nas mãos de alguém que não conhecemos. Mas o Senhor nos pede que nos agrademos dEle e da Sua vontade, pois os pensamentos dEle são de paz para nossa vida. Ele promete estar ao nosso lado e satisfazer nossos desejos e sonhos, mas precisamos de uma atitude simples, de deixar que Ele seja o centro de nossa vida.
"Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração." (Sl 37.4)
Jesus nos ensina a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Mas nós achamos que sabemos mais que ele, e insistimos em choramingar e fazer drama diante do Pai por causa de um carro novo que sonhamos comprar. Eu vi isso mais de uma vez, eu mesmo já fiz isso. Fazemos o maior drama chorando por respingos de benção, quando a maior benção é a presença santa do Pai em nossa vida. A maior desgraça de um homem é viver distante do Pai, e aí está o verdadeiro pecado, que abre a porta para todos os outros.
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." Mt 6:33
Jesus nos promete que todas as outras coisas serão acrescentadas, e duvido que quando ele se refira a "todas as outras coisas", ele tenha esquecido de algo que nós tenhamos desejado. 
Quando eu orar ao Pai, eu quero lembrar disso sempre, que preciso guardar meu coração, guardá-lo aos cuidados do Pai, que me ama e sabe do que eu preciso, e não vai deixar que nada me falte, mesmo quando eu andar pelo vale das sombras da morte. Eu quero pedir que primeiro Ele deixe meu coração mais parecido com o dEle, pra depois me preocupar com as "coisinhas".

Obrigado Pai, em nome de Jesus!