quinta-feira, 26 de junho de 2014

O amor esfriará...

Todos os dias vemos pessoas reclamando da atual situação do  mundo, das pessoas que não se respeitam, dos governos que fazem nada ou muito pouco pelo povo, e todos tem uma teoria do que poderia feito para que essa situação melhore. Pois é, eu também... Dizem que tudo se resolve com educação, e realmente, isso é algo no que deve ser investido. Mas não é a educação (escola) que forma o caráter de uma pessoa. Existem muitas pessoas por aí, que receberam a melhor educação possível, e mesmo assim tem caráter duvidoso. A educação é muito importante para a formação profissional das pessoas, para que estejam preparadas para as exigências do mercado de trabalho. E isso realmente deveria ser responsabilidade dos nossos governantes, oferecer escolas públicas decentes, onde os professores ganhassem um salário decente também... Mas ok, isso já é outra conversa.
Na semana passada ainda estávamos orando pelas famílias de nossa cidade, e conversamos a respeito de quanto tem aumentado o numero de jovens e crianças que estão perdidos na criminalidade e nas drogas, e muitas vezes nos perguntamos como chegamos a esse ponto. Mas o Senhor Jesus profetizou que esses dias chegariam, e estamos vivendo essa profecia a pleno vapor.
"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. - Mt 24:12". 
Sei que Jesus nesse texto está falando do fim dos tempos, e sei também que pessoas sempre foram pessoas desde Adão, e que isso já acontecia desde antes do dilúvio (não existiam drogas (???), mas existiam outros vícios que escravizavam as pessoas - sexualidade, violência, ganancia, e por aí vai...). Mas em nossos dias a iniquidade realmente se multiplicou. Pais que amam mais a si mesmos que a seus filhos, é um dos grandes motivadores dessa situação triste. Filhos que não encontram em seus pais o apoio necessário para o crescimento e edificação de seu caráter, principalmente na adolescência, que é a pior (ou  mais difícil) fase da vida de uma pessoa, onde começamos a formar planos e sonhos para as nossas vidas. Pais que se importam mais em satisfazer seu próprio ego, do que se sacrificar um pouco em função dos próprios filhos, que deveriam ser prioridade em suas vidas. Pais que deixam seus filhos para serem educados por terceiros, somente porque tem o sonho de um "padrão de vida" social mais elevado, de um carro novo, ou daquele apartamento "invejável". E pra isso acontecer, pai e mãe se matam de tanto trabalhar, e não tem tempo para seus próprios filhos, pois chegam em casa a noite e já tem que se preparar para a jornada do dia seguinte. Eu me pergunto, até onde isso vale a pena? Não valeria mais viver uma vida mais simples, e aproveitar o tempo precioso amando nossos filhos, estando presentes nas suas vidas de forma real, no dia a dia? Essa é a minha opinião, e posso estar errado... posso estar ignorando outros fatores que levam as pessoas a escolher viverem dessa forma, ou talvez não seja uma escolha, talvez sejam os valores da sociedade que empurram as pessoas a isso de forma automática... me perdoem os que discordam, vocês tem direito a opinião própria (ainda!!!), mas pensem a respeito, por favor. Enquanto isso, os filhos vão crescendo, educados pela televisão, internet, jogos, coleguinhas de escola, e etc... Sei que eles tem opinião própria também, e não farão sempre o que queremos, independente do exemplo que damos, mas é nossa obrigação que sejamos exemplo que eles queiram seguir!
Sem querer ser juiz na vida de ninguém, pois tenho meus próprios defeitos pra corrigir, mas realmente me dói o coração ver mulheres jovens, mães solteiras, que largam seus filhos para continuarem vivendo suas vidas nas baladas, como se nada tivesse acontecido, onde muitas delas acabam repetindo o mesmo erro. Me dói ver esses meninos, que foram capazes de engravidar uma moça, mas não são capazes de assumir uma paternidade, porque ainda são crianças. Me dói o coração ver crianças vendo e fazendo coisas de adulto, onde a inocência morre massacrada por ritmos e letras de músicas, e programas de televisão, que causam nojo e pavor em qualquer pessoa que busca viver o mínimo de decência. É arte, dizem eles, mas é pura apologia à sensualidade, que já domina e escraviza os corações de tantas pessoas! Nem mesmo adultos deveriam estar vendo e ouvindo tais coisa medonhas...
O que tem sido prioridade em sua vida? A sua carreira profissional é mais importante que seu filho? Não se espante se depois ele não der a minima para qualquer conselho seu. Sei que não existem regras pra isso, pois cada um deles é uma pessoa, que começa a pensar por si só depois de certa idade, mas o amor é tudo que eles precisam. E ninguém consegue amar aquilo que não é prioridade em sua vida. 
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." - Jo 15:13
Jesus falou aos seus discípulos, que ninguém ama mais do que aquele que dá sua vida pelos seus amigos (pessoas que ama), então se amamos verdadeiramente nossos filhos, temos que estar dispostos a dar nossa vida por eles. E não falo somente sobre se colocar diante de uma arma por eles, mas de abrir mão de nossos sonhos e projetos, em função da vida deles. Temos que estar dispostos a dar nosso tempo a eles, para que nossa presença em suas vidas fortaleça o seu caráter, pois no fim das contas, eles só estão nesse mundo porque nós os quisemos. 
Por quem você daria sua vida? Você tem uma lista de nomes, pelos quais seu amor é tão grande, que valeria a pena morrer? Eu tenho alguns nomes! E meus filhos estão no topo dessa lista! Daria minha vida facilmente, ou qualquer coisa que julgo ter, para que eles possam ter a oportunidade de viver, porque minha vida, ou qualquer outra coisa, não tem mais sentido sem eles. 
Anseio muito pela volta de nosso Senhor Jesus Cristo, mas enquanto isso não acontece, temos muito o que fazer, enquanto está sobre nós essa nobre função denominada "pais". E quanta honra há nessa função!!! Aleluia!!! Glorifico a Deus porque Ele me deu a oportunidade de presenciar e participar do crescimento dos
meus filhos! É realmente muito gratificante!
Queremos uma sociedade melhor? Então que demos filhos melhores para ela!!! Como podemos fazer isso??? Amando-os, eles só precisam de amor, amor que se doa, amor que corrige, amor que consola, amor que educa. E assim, grande parte do problema estará resolvido! Se realmente "coisas" estão sendo amadas mais que os próprios filhos, então estamos mesmo vivendo os dias profetizados pelo Senhor Jesus... como iremos cumprir o Seu segundo mandamento, se não conseguimos nem amar nossos filhos como a nós mesmos?

Que o amor de Cristo encha nosso coração, de maneira que não tenhamos outra opção, senão amar!