sábado, 3 de dezembro de 2011

Testemunho

Uma das maiores responsabilidades do verdadeiro seguidor de Jesus Cristo é dar bom testemunho daquilo que viu, ouviu ou sentiu. O próprio Senhor Jesus ordenou isso antes de voltar pra casa, que nada mais é do que a destra do Pai, o Deus Todo-Poderoso! 
Para confirmar isso, nada melhor que a fonte onde encontramos tudo que precisamos saber sobre Ele: 

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8
Se não temos nada a testemunhar, então nada vimos, nada ouvimos, e pior, nada sentimos. O que significa que nada aconteceu de diferente em nós após o encontro com o Autor da Vida!
Não saber como fazer isso, também poderá ser um grande constrangimento, pois ao invés de mostrar um novo caminho para pessoas que amamos, nos tornamos pessoas chatas e inoportunas, que nada mais fazem do que espantar aqueles que nos ouvem. Não quero aqui ensinar ninguém, pois não acho que existam formulas nem métodos melhores ou piores para se apresentar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas. Eu mesmo sou um exemplo disso, quando fui encontrado e resgatado pelo Senhor Jesus, fiquei feito doido querendo converter meus parentes e amigos, e nada consegui, além de ser chamado de "louco fanático".
Onde é o melhor lugar para eu dar meu testemunho? Jesus nos falou que "até os confins do mundo", então não posso escolher lugar! O que tenho visto com muita frequência, são pessoas que ficam tão felizes com a descoberta do que o evangelho fez em suas vidas, que querem contar isso a todos que encontram, e não pode haver nada de errado nisso. Porém as outras pessoas não estão tendo o mesmo sentimento de alegria e paz. Elas ainda estão vendo diante delas o mesmo amigo ou parente pecador de muitos anos atrás. E não serão algumas palavras entusiasmadas que irão convence-las, a não ser que Deus aja poderosamente no coração delas. Na maioria das vezes, elas precisam ver esse entusiasmo transformado em verdadeira mudança de vida. Vida nova, vida em abundancia, abandono do pecado, amor incondicional e constrangedor. Isso valerá muito mais que milhares de palavras bonitas!
Já houvi falar de pessoas perguntando aos seus pastores se podem se mudar com suas famílias para dentro da igreja, pois enquanto estão lá é tudo perfeito, mas quando voltam para suas casas, tudo volta para a mesma confusão de sempre!!! Parece engraçado, mas isso é muito triste, pois significa que muitas pessoas estão vivendo uma hipocrisia tremenda! Que testemunho estamos dando para as pessoas que nos cercam, se não somos a mesma pessoa em qualquer lugar que colocarmos nossos pés? Que transformação é essa, onde as mudanças se evidenciam apenas num determinado lugar e horário? É muito fácil (e inútil) dar testemunho dentro de uma igreja, ou num grupo qualquer de pessoas onde praticamente todos pensam da mesma forma. Mas, e no meu trabalho, onde muitos me acham um tolo que vive perdendo tempo com essas "coisas de Deus", ao invés de aproveitar "as coisas boas da vida"? Os meus vizinhos, que não suportam ficar ouvindo "essas músicas chatas de crente" o dia todo? Meus próprios familiares, que ainda não tiveram aquele encontro maravilhoso que transformará suas vidas completamente (Aleluia!!!!)? Como essas pessoas me veem? Será que elas gostariam de experimentar aquilo, que eu afirmo com palavras, teria transformado completamente a minha vida para melhor? Será que exalamos o perfume agradável de Cristo (2 Co 2:14-15) quando nos aproximamos das pessoas, ou fedemos à hipocrisia??? Essa enxurrada de perguntas são feitas a mim primeiramente, pois é do meu interesse que mais pessoas encontrem a salvação que há no evangelho do Filho de Deus! É do meu interesse que as pessoas que estão perto de mim vejam em mim um homem transformado, dia após dia! Apenas isso irá evidenciar de que realmente estou andando no Caminho, e que não estou me iludindo com uma religiosidade vazia e ineficaz! 
Palavras são extremamente importantes, pois "nossa boca fala daquilo que o coração está cheio" (Mt 12:34b), e é através das palavras que as pessoas ouvirão desse evangelho maravilhoso que "é poder de Deus para salvação daquele que crer" (Rm 1:16). Porém eu posso falar qualquer coisa sobre mim, posso afirmar que Jesus me transformou em um marido maravilhoso, um pai perfeito, um profissional exemplar... Mas se com minhas atitudes eu não demonstrar que tudo isso é verdade, sou o pior de todos os hipócritas, pois minto para mim mesmo e para Deus! Quem saberá se tudo isso é verdade, senão as pessoas com quem eu convivo e me veem diariamente, e Deus, que sonda o meu coração constantemente?
Como tem sido as minhas atitudes em relação as outras pessoas? O que as pessoas tem visto quando olham para mim? Não falo em ser falso e fazer tudo para agradar aos outros, mas em ser simplesmente eu mesmo sem preocupação, sem precisar esconder quem eu sou!!! Isso é libertação da escravidão!!!! Aleluia!!!

Obrigado Pai, pela transformação da minha vida. E me ajuda a andar no teu caminho. Guarda o meu coração, por favor Senhor! Minha vida pertence àquele que me comprou por alto preço, o Senhor Jesus Cristo! Obrigado!