quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Interesse

Interesse

Fazem mais de cinco meses que comecei a escrever esse texto, porém quando chego na metade, depois de ler o que escrevi, eu desisto, apago tudo e começo de novo. Queria escrever apenas textos baseado na Palavra que tenho lido, mas confesso que nesse período a Palavra não tem me falado muito, e isso me deixa um pouco frustrado. Não sei se sou eu que ando ouvindo pouco, ou se Deus realmente me deu um “gelo”, se é que isso existe… hehehe! Mas como eu adoro escrever, vou tentar de novo! Ok, vamos lá então…
Gostaria de compartilhar a minha opinião sobre essa palavrinha que tem movido o mundo. A palavra “interesse” muitas vezes soou para mim com um tom meio pejorativo, e isso normalmente me leva a julgar as pessoas. Sempre que penso nessa palavra, não consigo deixar de lembrar dos políticos, dos quais nós gostamos tanto de falar mal. Ainda mais agora que estamos às vésperas de uma eleição presidencial. Também não consigo deixar de pensar nas pessoas mesquinhas que fazem tudo apenas para satisfazer suas próprias vontades! E lá estou eu de novo, julgando pessoas que nem conheço, e não faço a mínima idéia de seus reais “interesses”!
Mas, se analisarmos o real sentido dessa palavra, acabaremos percebendo que quase tudo o que fazemos, é por simples interesse! Trabalhamos para receber um salário, obedecemos as leis para não sermos penalizados, respeitamos as pessoas para sermos respeitados por elas, procuramos a Deus porque queremos seus favores, etc, etc, etc… Isso faz eu me perguntar qual o meu verdadeiro interesse quando eu visito um doente, quando oro por alguém, quando ajudo alguém financeiramente, ou quando prego o evangelho para as pessoas. Será que realmente estou me importando com a vida dessa pessoa, ou apenas quero ser visto como alguém piedoso, poderoso e eloquente? Será que não quero, acima de tudo, ser considerado importante? Estou me importando que a pessoa para quem prego o evangelho seja salva da condenação, ou apenas quero conseguir alguns pontos com Deus? E pior ainda, será que não estou tentando impressionar as pessoas? Eu faço essas perguntas para mim mesmo, pois por muitas vezes orei fervorosamente por pessoas apenas com o interesse de ver um milagre acontecer!! O interesse gerado pelo amor de Cristo, que nessa circunstancia deveria ser acima de tudo querer o bem-estar do meu próximo, foi suprimido pelo meu interesse egoísta. Meu Deus, é vergonhoso pensar em quantas vezes isso aconteceu! Se Cristo vive em mim, o Seu verdadeiro amor precisa produzir em mim um interesse intenso pela vida das pessoas que me rodeiam, um interesse de vê-las bem-sucedidas, saudáveis e alegres. Se esse interesse não domina o meu coração, então sou dominado pelos meus próprios desejos mesquinhos, e não pelo Espírito de Cristo!
Fico me perguntando qual o verdadeiro interesse que domina o coração dos milhões de brasileiros que se auto-denominam “cristãos”. Com tanta gente no Brasil hoje pregando o evangelho, porque não vemos mudanças no povo que assiste essas pregações??? Será que o interesse da maioria é apenas construir um templo maior para a sua denominação? Comprar um jatinho? Gravar um dvd? Vender mais um livro? Manter um programa de televisão? Uma casa ou carro novo? Uma namorada, ou um marido? As igrejas estão a cada dia mais cheias, e pessoas parecem estar cada dia mais vazias! Meu Deus, misericórdia! O que no evangelho é tão difícil de entender? O que no exemplo de Jesus não ficou claro? Será que Paulo escreveu suas cartas às igrejas em “línguas estranhas”? Realmente não vou citar passagens bíblicas, pois aqueles que lêem a Bíblia sabem do que estou falando!!! Amor, meus irmãos!!! AMOR!!! Esse é o interesse que é gerado no nosso coração quando Jesus entra na nossa vida! “Misericórdia quero, e não holocaustos” disse Deus ao Seu povo quando estes haviam esquecido aquilo que verdadeiramente agrada a Deus, e tentavam agradá-lo através de rituais religiosos! O amor de Cristo me move a andar segundo a religião verdadeira descrita por Tiago como sendo “ajudar os órfãos e a viúvas”, ou seja, os necessitados!
No momento não tenho mais o que escrever, e não vou ficar enchendo lingüiça! Se algum irmão tem opinião sobre o assunto, me escreva que publicarei como complemento desse texto. Mesmo que quase ninguém irá ler, mas pelo menos eu lerei antes de postar (hehe)!!

Complementando o texto postado ontem…

Hoje cedo quando chegava ao trabalho lembrei de algo que eu queria ter escrito ontem a noite, mas acabei esquecendo. Nós vemos todo o tempo pessoas se mostrando interessadas pelas questões, que ao que parace, são fundamentais para a nossa salvação, para a salvação do planeta e da própria humanidade. O meio-ambiente, a desigualdade social, a longevidade, e etc… são todas questões realmente importantes, e não sou nenhum “tapado” para dizer que devem ser desprezadas. E tenho certeza que se os nossos governos realmente estivessem interessados em resolver essas questões, elas seriam resolvidas, mas existem interesses pessoais por trás de cada ação tomada a esse respeito! Mas não entendo tanto assim desses assuntos para me arriscar a entrar em detalhes sem fundamentos. O quero escrever aqui, e disso tenho certeza absoluta, é que toda essa luta não está direcionada para o verdadeiro alvo, e os tiros são dados na direção contrária. O meio-ambiente não será salvo por grupos ambientais que ficam fiscalizando as empresas, e nem a desigualdade social será resolvida por planos governamentais de assistencia social. O alvo verdadeiro é o coração humano!! A mudança precisa começar de dentro para fora, e não o contrário! Toda mudança que acontece de dentro para fora, acaba afetando tudo o que nos cerca. O precisa ser preservado é o nosso coração, não o que já há nele, mas aquilo que Deus quer colocar nele. As desigualdades sociais tinham sido resolvidas facilmente na igreja primitiva, basta ler o início do livro de Atos para ver isso evidenciado! O sonho de Deus para o Seu povo, desde o princípio, é que ele viva em um lugar onde “mana leite e mel”. Deus colocou Adão no “paraíso” quando o criou! Mas, o problema é que não queremos o sonho de Deus para a nossa vida! Queremos realizar nossos próprios sonhos, custe o que custar! Mesmo que possam ir de encontro ao sonho de Deus. E ai dele se não me ajudar!!! Hipocrisia!!! O nosso interesse é satisfazer nosso coração, e não o coração de Deus, ou do nosso próximo!
O nosso planeta, esse será “consertado” para o reinado de mil anos de nosso Senhor Jesus! Aleluia!!! Se queremos viver num lugar melhor, verde, despoluído, e não num deserto árido e fedorento, precisamos deixar que Deus “conserte” os nossos corações. Se nossos interesses egoístas não tivéssem estragado o mundo, agora não precisaríamos que fosse consertado. E nós não precisamos de um mundo melhor, o mundo é que precisa de pessoas melhores (frase pronta)!

Que o amor de Cristo encha nossos corações, até que amoleçam completamente!! Amém!