quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Batismo segundo a Bíblia

No texto anterior eu falei que estava ansioso por causa de algo que estava para acontecer, e por isso não conseguia me concentrar para escrever. Pois é, vou postar a seguir um texto que preparamos sobre o assunto que tem me deixado ansioso junto com o irmão amado e mais alguns irmãos tbm muito amados, que vem tentando apenas viver a palavra de Deus da forma que ela está escrita, ou seja, o evangelho simples.
Talvez muitas pessoas ao lerem esse texto possam dizer "não sei porque esse assunto poderia causar tanta ansiedade", mas agora se eu disser que sou luterano, e que a igreja luterana tem por tradição batizar crianças e não permite que adultos que foram batizados quando criança, mesmo que na igreja católica, e chegaram a fé apenas quando velhos, sejam batizados novamente? Qualquer pessoa que conhecer a Bíblia irá parar para pensar, e tenho certeza que irá concordar com o texto a seguir:


Batismo

O presente estudo não será baseado no que estudiosos escreveram nem no que eruditos pensaram, nem nas mais diversas teologias que existem sobre o assunto, mas unicamente no que a palavra de Deus fala a respeito. Não quero com isso dizer que tudo que foi escrito sobre esse assunto está errado e que ninguém mais que tenha escrito a respeito se baseou na palavra, pelo contrario, eu mesmo quero saber o que a palavra fala sobre o assunto.
Já ouvi de várias pessoas, explicações muito bem elaboradas, que a primeira vista parecem corretíssimas, mas analisadas a luz da palavra, não tem fundamento pois a palavra é muito clara sobre o assunto. O que é mais comum ouvir é “eu acho” ou então “para mim deve ser assim”, mas poucos se voltam para a palavra para ver se o que pensam está realmente correto. Deve ser medo de terem seus conceitos contraditos pela palavra, ou então pior, a palavra não tem tanta importancia assim. Explicações lindas muitas vezes são mais agradáveis de ouvir do que a verdade da palavra que contraria nossos conceitos, muitas vezes formados por anos de vivencia dentro de uma igreja. Um dia desses certa pessoa falou: “existe muita ignorancia sobre o assunto”, o que não deixa de ser verdade, mesmo essa pessoa não tendo se posicionado sobre o assunto. Existe realmente muita ignorancia e desinteresse por algo que é fundamental na vida de qualquer cristão verdadeiro.

A Ordem de Jesus

A ordem que o Senhor Jesus deixou aos Seus discípulos antes de subir aos céus é esta: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”- Marcos 16:15-16, ou então, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”Mateus 28:19-20. O Senhor nos deixa uma ordem clara nessas passagens dos evangelhos, que não pode ser contestada. Podemos muitas vezes usar nossos próprios conceitos e idéias ou interpretações, aquilo que aprendemos, ou que outros homens disseram para contestar aos que desejam cumprir essa ordem, mas pela Palavra não há contestação. O que o Senhor determinou segue uma seqüência específica, e era assim que as coisas aconteciam em Atos. É como se fosse uma fórmula matemática para se chegar a um resultado verdadeiro, ou seja:
(pregação da Palavra) + batismo + ensino = discípulo.

O que significa o batismo

Em primeiro lugar, o autor de Hebreus deixa claro que esse é um assunto sobre o qual não deveria mais haver discussões ou dissensões (“Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, e o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos, se Deus permitir.” - Hebreus 6:1-2), sendo que é um assunto primário da doutrina cristã, e muito claro na Palavra. O Senhor através desse autor nos incentiva a deixar de discutir assuntos que não estão abertos a discussão, pois são os princípios elementares de doutrina de Cristo, e passemos para aquilo que é conseqüência da prática e obediência a esses princípios. Outro dia ainda vi um texto exaustivo na internet, onde alguém defendia o batismo por aspersão, e condenava veementemente a prática do batismo por imersão, praticado pela maioria das igrejas que batizam apenas adultos. O que isso importa, se a Palavra não está mostrando em detalhes de como o batismo deve ser praticado, mas sim quando.
Apesar disso, precisamos de novo abordar este assunto, com base apenas na palavra, sem a interferência de idéias de homens e velhas tradições, para que fique claro o seu significado, e porque praticá-lo em nossa vida e na vida daqueles a quem um dia pregaremos a palavra, e que pela misericórdia de Deus, virão a aceitar a salvação gratuita oferecida pelo evangelho de nosso Senhor Jesus.

Analisando alguns textos da Palavra, vejamos qual é a finalidade e o significado do batismo:

é para arrependimento e o perdão dos pecados (Atos 2:38);
é para lavar os pecados (Atos 22:16);
é para morrer com Jesus (Romanos 6:4);
é para ser sepultado com Jesus e ressuscitar com Ele (Colossenses 2:12);
é para nascer de novo (João 3:5);

Se é para arrependimento, quem precisa se arrepender, senão aquele que foi convencido de que é pecador?
Quem pode morrer com Jesus, senão aquele que ouviu a pregação da Palavra e foi conscientizado de seu pecado pelo Espírito Santo?
Quem pode ser sepultado e ressuscitar com Jesus, senão aquele que morreu com Ele consciente da decisão que estava tomando?
Quem pode nascer de novo, da água e do Espírito, senão aquele que escolheu conscientemente morrer com Jesus?
O significado do batismo é muito mais profundo do que muitas vezes podemos entender. O batismo implica em total transformação do modo de viver. É o ponto de partida, ou “start” para se viver uma nova vida com Jesus. O batismo quer significar que num determinado dia eu morri, e nasci um novo homem, e que a partir desse dia minha vida é diferente, porque o próprio Jesus vive em mim, ou melhor, Ele é a própria vida que há em mim, afinal de contas eu morri. O batismo é um ponto marcante em nossa vida, a partir do qual andamos em novidade de vida, pois aquele homem anterior ao batismo não existe mais, sendo que tudo em nossa vida se fez novo. “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” - Romanos 6:4.

Que mal pode haver se fui batizado enquanto ainda bebê? Mal nenhum! Que efeito esse batismo teve em minha vida? Realmente não sei, pois o meu não significou nada para mim, mas também quem sou eu para julgar o coração daqueles que não pensam como eu!! Ah, mas Deus estava comigo no momento que fui batizado, afinal de contas fui batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Claro que estava, pois somos criaturas de Deus, e é promessa do Senhor estar onde dois ou mais estiverem reunidos em Seu nome! Mas temos que lembrar que, de acordo com as passagens bíblicas que tratam do significado do batismo, de que este se trata de uma atitude minha para com Deus e não de uma atitude de Deus para comigo. O batismo que trata de uma atitude de Deus para comigo é o batismo do Espírito Santo, que não pode ser concedido por homens, mas apenas pelo próprio Senhor Jesus. O batismo que tem efeito em minha vida para me fazer nascer de novo é aquele no qual eu decidi morrer com Jesus para com Ele ressuscitar, e a partir de então passar a viver uma nova vida. Este batismo deveria ter sido oferecido a mim no dia em que decidi entregar minha vida para Jesus, para que nesse momento eu assumisse com Ele o compromisso de uma nova vida. Era assim que acontecia no novo testamento, mas precisamente em Atos, quando os apóstolos pregavam o evangelho, e o povo que cria, arrependido, perguntava o que deveriam fazer. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”Atos 2:38. Ou então como no caso do carcereiro, que na mesma noite em que creu na pregação de Paulo e Silas, foi batizado junto com todos os seus – Atos 16:33. Essa mesma passagem, de acordo com a forma que é interpretada, pode abrir precedentes para defesa do batismo de crianças, porém não fica evidenciado nesse texto de que houve batismo de crianças. Pelo fato de estar escrito que foi batizado o carcereiro com todos os seus, não afirma que entre os seus houvesse crianças, mesmo porque mulheres e crianças, no contexto histórico do novo testamento, na maioria das vezes nem eram considerados quando alguém relatava algum fato. Caberia um estudo mais aprofundado sobre o contexto histórico da época, porém não nesse estudo.
Por que optar em ser batizado adulto quando já fui batizado quando criança? Porque a ordem de Jesus quando ao batismo é clara quando Ele diz: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” - Marcos 16:16.
Como podemos ver, para ser batizado é necessário primeiro crer. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado. Veja que não está dizendo que aquele que não for batizado será condenado, mas aquele que não crer. Isso não indica nada mais que, mesmo que eu seja batizado um milhão de vezes, nenhum deles terá validade se eu primeiro não tiver crido. Além do mais, se o batismo é para arrependimento, do que eu poderia ter me arrependido quando eu era criança? O problema é que quando vivemos pelas tradições de uma igreja e não consultamos a Palavra que temos em casa na nossa estante, acabamos por não entender coisas que são tão simples de entender, e criamos conceitos e preconceitos em nosso coração, que são terríveis de quebrar após o passar dos anos. Podemos ver também que o batismo é algo de fundamental importância para uma vida cristã correta, pois se assim não fosse, Jesus não o teria dito dessa forma: “quem crer e for batizado será salvo”. Se tu porém, acreditas que nasceste de novo, mesmo tendo sido batizado quando criança, então viva como uma nova pessoa, transformado pelo caráter de Cristo, e que “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração...”Colossenses 3:15.
Então você pode perguntar: Mas o ladrão da cruz ao lado de Jesus? Ele não foi batizado e Jesus lhe prometeu a salvação! Muito bem, ele realmente não foi batizado, mas ele é uma exceção. Mas como?? Não pode haver exceções, pois para Deus somos todos iguais, e Sua Palavra se aplica de igual forma a todos!! Pois bem, a Bíblia também fala que ao homem está ordenado morrer uma única vez, vindo depois o juízo (Hebreus 9:27), mas Elias foi arrebatado ao Céu numa carruagem de fogo e não morreu (II Reis 2:9-14), então ali também houve uma exceção. Deus é soberano sobre todas as coisas e faz o que bem Lhe apraz (Romanos 9:15) da forma que Lhe apraz, e quem somos nós para Lhe contrariar. O ladrão da cruz foi realmente uma exceção e não podemos criar doutrinas baseados em exceções, o que inclusive é regra para qualquer pessoa que queira se aprofundar no estudo da palavra. Se analisarmos como os apóstolos procediam podemos rapidamente entender qual é prática correta do batismo. Eles pregavam a palavra e os que criam eram imediatamente batizados. Depois eles continuavam naquele lugar por algum tempo ensinando a doutrina cristã e instituindo a homens convertidos como bispos, presbíteros, diáconos, anciãos, etc..., homens tais que davam continuidade ao trabalho por eles iniciado (I Timóteo 3).
Sabemos que o batismo em si só não tem poder para salvar, pois o que nos salva é a fé no sacrifício de Jesus na cruz (Romanos 10:9), onde Ele pagou o preço pelo nosso pecado, mas sabemos também que a sua prática é uma ordem direta do Senhor Jesus, e não pode ser ignorado ou substituído pelas tradições de homens, e deve ser executada da forma como está escrito.
Quando Pedro pregou para a multidão no dia de Pentecostes, estando cheio do Espírito Santo, tendo falado do plano de salvação de Deus para a humanidade, muitos de seus ouvintes lhe perguntaram o que deveriam fazer para serem salvos, no que Pedro lhes disse: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”- Atos 2:38. Quase três mil daqueles homens creram na pregação de Pedro e foram batizados naquele mesmo dia. Pedro lhes falou que deveriam ser batizados para o perdão de seus pecados e para receberem o dom do Espírito Santo. Então o batismo realmente é para o perdão dos pecados, não apenas uma simbologia, mas algo que faz uma grande diferença no mundo espiritual. É o ponto de partida para todo novo crente iniciar uma nova vida com Jesus.

Um só batismo

O texto de Efesios 4:5 “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” pode dar uma vaga idéia de que quem foi batizado uma vez, mesmo quando criança, não deve ser batizado uma segunda vez. Baseado neste argumento, o batismo pode vir a ser negado àqueles que entregaram sua vida a Jesus, e devido terem nascido em igrejas históricas, foram batizados por seus pais logo após seu nascimento. Porém, se quando analisamos o contexto onde esse versículo se encontra, podemos ver claramente de que Paulo se referia a unidade da Igreja. Unidos num só corpo, por um só Espírito, assim como numa só esperança. Unidos por num mesmo Senhor, numa mesma fé, e num mesmo batismo, ou seja, unidos em Cristo Jesus.
Isso significa que podemos ser batizados quantas vezes quisermos? Podemos invalidar o batismo de alguém de outra igreja se este foi ministrado no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e foi recebido após a confissão de fé no nome do Senhor Jesus de forma consciente? É claro que não, pois Jesus morreu uma única vez pelos nossos pecados e não morrerá segunda ou terceira vez! Por isso, o batismo deve ser encarado com seriedade por quem vai recebê-lo e por quem vai ministrá-lo, sabendo-se de que é uma decisão para a eternidade. Mas se após batizado, eu vir a cair e me arrepender depois? Preciso ser novamente batizado? Lógico que não! Vivemos pela fé, e não por batismos! Fomos salvos pela graça de Deus e não por nossas obras, e sabemos que temos um Deus rico em misericórdia, tardio em se irar e pronto para perdoar pecadores arrependidos. O fato de eu crer e ser batizado não me isenta de viver num mundo caído e dominado pelo pecado, e não me torna em um super-herói que jamais voltará a pecar, mas me torna alguém que luta contra o pecado diariamente, e que precisa constantemente se arrepender diante de Deus, clamando de novo por Sua infinita misericórdia.
Um exemplo de rebatismo são os cristãos de Éfeso, que ao receberem Paulo (Atos 19:1-7), este lhes pergunta se já haviam sido batizados, e mesmo eles dizendo serem batizados no batismo de João, o mesmo batismo no qual os discípulos eram batizados, lhes batizou novamente no nome de Jesus, sendo que após isso receberam o Espírito Santo. Nesse momento, podemos ver novamente a associação entre o batismo da água e o batismo do Espírito, como já vimos na casa de Cornélio.

É necessário nascer de novo

Quando Nicodemos procurou por Jesus para saber o que deveria fazer para entrar no Reino de Deus, Jesus lhe disse “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus” - João 3:3. “Em verdade, em verdade te digo, quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”João 3:5. É preciso nascer da água e do Espírito. A água que espiritualmente lava o meu pecado quando eu morro com Jesus, e o Espírito Santo que passa a habitar em mim nesse momento e me dá a nova vida, quando eu ressuscito com Jesus, testificando com meu espírito de que sou filho de Deus. Quem é nascido da carne é carne, mas quem é nascido do Espírito é espírito, e nem carne nem sangue podem herdar o reino de Deus.

Que água seria essa senão a água do batismo? O que seria o nascer de novo, senão o que Paulo chama de “ressuscitar com Cristo no batismo”? Para poder nascer de novo é necessário antes morrer, pois não há como dois homens ocuparem o mesmo corpo. Assim como a semente do trigo morre antes para que o trigo nasça, floreça e de frutos, assim também o homem natural precisa morrer antes para nasça o homem espiritual e dê os frutos espirituais.

Paulo afirma que fomos “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”- Colossenses 2:12. Ora, ninguém é sepultado vivo, então é realmente necessário morrer. E a forma de morrer é pelo batismo, para depois nascer de novo ressuscitando com Jesus. Essa é a passagem que melhor mostra o verdadeiro significado do batismo, ou seja, morrer e ser sepultado com Jesus, para então com Ele ressuscitar e iniciar uma nova vida.

Preciso mostrar ao mundo

Apesar de o batismo ser considerado uma forma de eu mostrar para o mundo que sou uma nova criatura, passagens como a de Felipe com o eunuco etíope mostram que não necessariamente o batismo precisa ser público. Em Atos 8:38 Felipe ensinava o evangelho de Jesus para o eunuco e este sentiu o desejo de ser batizado segundo esse evangelho, e estando eles num caminho onde não havia água, chegando a um lugar onde havia, o eunuco perguntou a Felipe o que o impedia de ser batizado, ao que este lhes respondeu que bastava que ele cresse. Então o eunuco confessou o nome de Jesus e Felipe o batizou. A bíblia não relata a presença de outras pessoas, mesmo que possamos imaginar de que o eunuco sendo homem importante no seu reino, devesse viajar acompanhado de um séqüito considerável. Paulo também foi batizado em presença de pouquíssimas pessoas (Atos 9:18), o que não invalidou seu batismo. Uma característica comum nos batismos que encontramos relatados na bíblia é de que eles vinham sempre antecedidos pelo crer.
Isso porém não significa que a prática do batismo deva ser algo escondido da congregação, pelo contrário, sempre que possível, deve ser público, para que toda a igreja se alegre com os novos irmãos que estão nascendo naquele dia. Mas não deve ser uma regra, pois se pregamos para pessoas em suas casas, ou em reuniões fechadas, onde não haverá muitas testemunhas, o Senhor será nossa testemunha e daquele que estará sendo batizado, e este batismo não deixa de ter validade por isso.


Se eu confessar Jesus como Senhor, isso basta!

Romanos 10:9 diz que “Se com tua boca confessares Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”, então não preciso fazer mais que isso, porém, se Jesus é meu Senhor, então eu devo obedecer a Ele no que a Sua Palavra me diz.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sem palavras... Ex 33:12-23

Tento achar um título para o que desejo escrever a respeito do texto a seguir, porém tudo que consigo imaginar é pequeno e insignificante demais para comentar o que ali está relatado. Sei apenas que meu coração transborda de alegria quando imagino o que o Senhor fez com Moisés nesse dia. Por favor, por enquanto apenas leia o texto a seguir e reflita:

12 Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos.
13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.
15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.
16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?
17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.
18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.
21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha.
22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado.
23 Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.


Hoje estou cansado e com meu pé doendo por causa do futebol. Sabe, os pernas-de-pau sempre se machucam nas brincadeiras... hehehe. Mas o mais breve possível eu estarei escrevendo aqui o que esse texto acima falou ao meu coração. Estou passando por alguns dias de ansiedade, por causa do que está por vir, e não consigo me concentrar para escrever, porém quero deixar esse texto aqui, mesmo que incompleto, para que não deixe passar mais tanto tempo quanto já passou sem registrar a minha alegria e satisfação em aprender e experimentar cada dia mais desse maravilhoso amor de Deus.
Tenho vontade de gritar, mas me chamariam de fanático. Tenho vontade de rir sozinho, não apenas rir, mas dar gargalhadas, mas se eu fizer isso, muitas pessoas não entenderiam e me chamariam de louco desvairado. Ohhh, maravilhosa é a graça do Senhor dos Exércitos tocando a nossa vida tão vazia e sem sentido. Então só me resta ficar com minha alegria controlada no meu coração, mas não importa, pois eu sei o quanto estou alegre e satisfeito por causa do que Deus fez por mim. Apenas eu e Ele sabemos o quanto Ele me perdoou. Vida desgraçada e fútil era a minha, mas agora ela tem um sentido, e um propósito. Aleluia, bendito é o nome do Senhor Jesus, que me resgatou da minha futilidade e deu um sentido pra minha vida!!!
Ai, meu pé ainda não parou de doer, mas afinal de contas eu não digito com o pé, não é mesmo? hehehehe...

Que a Paz do Senhor Jesus esteja sobre a tua vida. Amém!!!