domingo, 26 de outubro de 2008

Nascer de novo

Jo 3:3 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”

Cada vez mais em nossos dias vemos o evangelho da salvação sendo pregado, nas igrejas, na televisão, no rádio, na internet, e até mesmo em ambientes seculares, como nunca antes foi visto. Devido a isso muitas pessoas no mundo já ouviram falar desse evangelho, e todos os dias muitos alcançam a salvação que só há no nome de Jesus. Mas infelizmente, nem todos que pregam o evangelho, o fazem da maneira que os apóstolos faziam. Vemos cada vez mais o evangelho da prosperidade financeira, dos dízimos e ofertas, e da salvação fácil, sendo pregados em igrejas tradicionalmente conhecidas por sua fidelidade à Palavra de Deus. Essa fidelidade à Palavra precisa ser resgatada, ou então veremos igrejas cheias de pessoas vivendo uma ilusão, na vida das quais não houve o “nascer de novo” de que Jesus falou.


O que é nascer de novo?

Resumidamente, pelos termos bíblicos, significa deixar de viver em pecado e passar a viver em santidade. Podemos dizer que é o momento da decisão de seguir a Jesus pelo resto de sua vida. É o momento em que deixamos de viver para o mundo e passamos a viver para Cristo, isto é, deixamos para trás uma vida onde imperava a minha própria vontade e começamos uma nova vida de obediência à Palavra de Deus. Deve ser um momento de extrema seriedade, pois esse é o momento da decisão de morrer com Jesus. Sim, é necessário morrer, porque o “velho homem” não pode coexistir com o “novo homem”. Simplesmente, se existe um, o outro não pode existir, pois o “mais forte” extingue o “mais fraco”. É nesse momento que os pecados são perdoados, e o Espírito Santo passa a habitar no coração daquele que entrega sua vida a Jesus.


Por que nascer de novo?

Porque todos nós nascemos em pecado, ou seja, nascemos com o pecado em nosso coração, e Deus em Sua santidade não compactua com o pecado. Jesus falou que o pecado vem de dentro do coração do homem e não do meio em que o homem vive, então não é o meio que corrompe o homem, mas este já é corrupto por natureza. Isso significa que por causa do coração corrupto do homem, o meio em que este vive se tornou corrupto também, sendo que o que Deus fez é perfeito. “Mc 7:21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”.
Davi, que era homem declarado pelo próprio Deus como sendo “homem segundo o coração de Deus”, no Salmo 51 clama a Deus pelo perdão de seus pecados, e declara que nasceu em pecado. “Sl 51:5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”.
Paulo afirma na carta aos romanos, que todos pecaram e precisam da misericórdia de Deus, e que o salário do pecado é a morte, mas que o desejo de Deus é que todos vivam eternamente, e proporcionou isso gratuitamente, através de Jesus, quando Este morreu por todos na cruz, pagando por todos os pecados do mundo. “Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”, “Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”. “Rm 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Podemos até argumentar que não temos culpa se nascemos dessa forma, o que é verdade, mas a culpa está em querer permanecer dessa forma. Deus nos ama e enviou Seu Filho Jesus para pagar pelo nosso pecado, e quando rejeitamos o sacrifício de Jesus na cruz, isso nos torna indesculpáveis.
Mas o motivo principal para querer nascer de novo, é fato de que Jesus falou que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.


Como posso nascer de novo?

Quando Nicodemos procurou a Jesus, este simplesmente lhe falou o que acabamos de ler: “É necessário nascer de novo!”. Nicodemos não entendeu, e achou absurdo que alguém pudesse entrar novamente no ventre de sua mãe e voltar a nascer, mas Jesus lhe explicou a seguir que esse novo nascimento é da “água” e do “Espírito”. “Jo 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. Nessa simples frase, o Senhor Jesus resumiu como começa a vida de alguém que é cidadão do Reino de Deus. Precisa nascer da água (batismo da água) e do Espírito (batismo do Espírito), sendo que os dois estão associados, e os vemos ocorrendo bem próximos em algumas passagens do livro de Atos, que relata o início da Igreja de Cristo. Não podemos nos enganar com doutrinas e interpretações, com a facilidade de ingressar no Reino de Deus como vem sendo pregado em tantas igrejas hoje em dia, e não só hoje em dia, porque isso vem desde perto de 300 depois de Cristo, quando a Igreja se prostituiu, mas devemos buscar na Palavra de Deus a verdade sobre como deve começar a vida de um verdadeiro cidadão do Reino de Deus (leia-se “cristão”). Da mesma forma que para um bebê nascer, precisa haver o parto, normalmente realizado por uma equipe médica, ou no mínimo, se quisermos exagerar um pouco para os nossos dias, por uma parteira, também o nascimento de um novo cristão ocorre auxiliado por aqueles que pregaram a Palavra da salvação. Isso significa que aqueles que pregam a Palavra tem a obrigação de fazer mais que isso, se realmente seguem a ordem dada por Jesus.
O texto de Paulo em II Co 5:17 nos dá uma idéia maravilhosa desse nascer de novo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. A partir de Jesus todo o meu passado fica para trás, mas para isso é necessário que o velho homem, aquele que praticava o pecado, morra, para que nasça um novo homem, um homem espiritual e não carnal como o anterior, e acima de tudo, um homem obediente a Palavra de Deus.
Paulo, que aprendeu do próprio Senhor Jesus (Gl 1:12), reafirma o que Jesus falou que o ato de nascer de novo ocorre no batismo, quando ele diz: “Cl 2:12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”. No batismo, o velho homem morre para que nesse mesmo ato possa nascer o novo, da mesma forma que acontece com a semente quando lançada na terra, se esta não morrer, não nascerá uma nova planta que dará muitos bons frutos. Como dito anteriormente, para que haja o nascer de novo, é realmente necessário morrer com Jesus. Isso deve estar muito claro para todo aquele que está disposto a ser batizado para ingressar numa nova vida. Não sou muito a favor de frases decoradas para momentos como esse, pois favoreço a idéia de deixar o Espírito Santo fazer da Sua forma, mas sempre deveria ser perguntado algo assim: “Você está consciente de que hoje irá morrer? Você está realmente disposto a morrer com Jesus, para ressuscitar com Ele sendo uma nova pessoa?”. A passagem de Cl 2:12 é, no meu entendimento, a melhor descrição do verdadeiro sentido do batismo, ou seja, nada mais que o “nascer de novo” pregado por Jesus.
Também da mesma forma que uma criança ao nascer, é registrada no livro do cartório, ganhando uma certidão de nascimento, também aqueles que nascem de novo tem seu nome registrado em um livro, mas este é livro especial, que vale para a eternidade. É o Livro da Vida, no qual estão registrados todos aqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e Ele promete que apenas estes terão parte no Seu Reino. As passagens bíblicas que tratam sobre isso estão em Fp 4:3, Ap 3:5, Ap 13:8, Ap 17:8, Ap 20:15, Ap 21:27, Ap 22:19.
Numa outra situação, quando lemos o discurso entusiasmado de Pedro em Atos 2:14, vemos no final que quase três mil pessoas se converteram para o Senhor Jesus. Estes, após o discurso, tocados pelo Espírito Santo, perguntavam o que deveriam fazer, no que Pedro lhes responde no versículo 38: “At 2:38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;”. Nesse dia esses quase três mil homens nasceram de novo, pois a Palavra afirma que eles foram acrescentados aos que já faziam parte da Igreja de Cristo, ou seja, o Reino de Deus.


Como é a vida de quem “nasceu de novo”?

A partir de então começa uma nova fase na vida da pessoa que nasceu de novo. Essa é a parte mais difícil, pois nesse ponto precisa entrar em vigor uma completa transformação de vida, o que . Nesse estágio o novo homem precisa lutar de uma forma dura contra as tentações de todas as coisas que o velho homem praticava antes. Esse é o momento de confirmar o que o batismo significou, pois o batismo é apenas o “start” para uma nova vida, e nesse momento entra em cena a sua própria cruz, descrita por Jesus em “Lc 14:26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. 33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.”
Até esse momento só aparecia a cruz de Cristo, sobre a qual foram pregados todos os nossos pecados, a qual também nos alivia do fardo que os pecados traziam pra nossa vida. Mas temos que ter a plena convicção de que há um preço que nós devemos pagar, uma cruz que nós devemos carregar para o resto de nossas vidas, se quisermos ser verdadeiros cidadãos celestiais. Esse preço é a renúncia de todas as coisas que o velho homem praticava, e a busca incessante das “coisas do alto” como disse Paulo em “Cl 3:1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Veja que maravilhoso, nós já estamos mortos e nossa vida está escondida com Cristo em Deus!!! Não há mais o que temer, e por isso podemos abrir mão das coisas que nos afastam de Deus! Agora podemos dizer com a mesma convicção aquilo que Paulo falou em “Fp 2:7 Mas o que para mim era lucro, isso considerei como perda por causa de Cristo”. Se havia alguma coisa que era vantagem para mim, meu conhecimento, minha profissão, meu dinheiro, meus amigos, minha família, ou minha própria vida, isso eu posso considerar como perda, pois por Jesus, quando O conheço verdadeiramente, posso abrir mão de todas essas coisas, na certeza de que minha vida já está “escondida” com Ele no Céu. Ou então, podemos dizer o que Paulo falou em “Gl 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. A partir do momento que faz alguma diferença para mim saber que Jesus se entregou por mim, para o perdão dos meus pecados, esse amor me constrange de tal forma que não tenho outra saída, a não ser viver uma vida de gratidão a esse Deus tão maravilhoso!
Quando lemos II Co 2:17, muitas vezes lembramos que somos nova criatura apenas porque nossos pecados foram perdoados, mas precisamos lembrar também que ser nova criatura significa viver uma nova vida, ou seja, precisamos renunciar a todas as práticas que a bíblia chama de pecado.


Como eu posso proporcionar o “nascer de novo” na vida das pessoas?

Você se considera um discípulo de Jesus? Então apenas cumpra a ordem que ele deixou a todos os seus discípulos.
“Mt 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”.
“Mc 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”
São estes os principais fundamentos da verdadeira Igreja:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas – Mc 12:30 (se amar a Deus verdadeiramente acima de todas as coisas, Ele me capacita a amar a meu próximo);
2. Amar ao próximo como a si mesmo – Mc 12:31 (se não consigo amar meu próximo, então não amo a Deus verdadeiramente – I Jo 4:20);
3. Ir pregar – Mt 28:19 (Missão: A fé vem pelo ouvir – Rm 10:17);
4. Batizar – Mt 28:19 (Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o Reino de Deus – Jo 3:5);
5. Ensinar – Mt 28:19 (Discipulado: Novos crentes precisam conhecer o evangelho para deixarem o Espírito Santo guiar suas vidas);

Se cumpridos esses 5 fundamentos, estará cumprida a ordem de Jesus aos Seus discípulos, e voltamos à igreja primitiva descrita em Atos, ou seja, a verdadeira igreja de Cristo!

Que Deus lhe abençoe ricamente, em nome de Jesus!!!

O Preço da Salvação

Qual é o preço da nossa salvação para nós mesmos? Sabemos que nossa salvação foi conquistada por Cristo na cruz, quando Ele pagou o preço pelo nosso pecado, e nos resgatou do reino das trevas (Cl 1:13). Mas esse foi o preço que Ele pagou! E quanto a nós, o que precisamos fazer para que essa salvação se torne real em nossa vida? Muitos dirão que o sacrifício de Jesus é suficiente para apagar todos os nossos pecados, com os quais concordo veementemente, mas cada um de nós tem um preço a pagar para alcançar a salvação. Esse preço pode ser resumido em uma única palavra: renúncia. O senhor Jesus fala em Lc 9:23-27 o que deve fazer cada um que quiser segui-lo. Negue-se a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-O! Renuncie as coisas desse mundo e busque as coisas do alto. Esse é um preço que muitos não estão dispostos a pagar, mas infelizmente sem pagá-lo, não podem entrar no reino dos céus. O sexo, a bebida, a mentira, o dinheiro, a vida boa, são coisas que atraem nosso coração naturalmente voltado ao pecado, e nos prendem ao reino das trevas como algemas, do qual não sairemos jamais se não renunciarmos essas coisas, não importa o quanto declaremos que Jesus é nosso Salvador. Jesus precisa primeiro ser o meu Senhor (Rm 10:9), e então Ele me conduzirá pelo caminho correto.
Se quisermos colocar algo limpo em um recipiente que contém coisas sujas, não podemos simplesmente usá-lo como está. Precisamos primeiro retirar todas as coisas sujas e limpá-lo com muito cuidado, para que nada da sujeira permaneça ali. Se colocarmos as coisas limpas com a sujeira, elas vão se misturar e não saberemos identificar o que é limpo e o que é sujo, e o que teria algum proveito de nada servirá. Se quisermos viver uma vida com Jesus, mas não abandonarmos o pecado, nosso coração estará cheio de porcarias e o bem que poderia haver em mim, dado por Jesus, vai se misturar com essas porcarias e de nada valerá. E minha vida voltará a ser a mesma droga que era antes. Se Jesus entrou em minha vida o pecado precisa sair. Não há lugar para os dois, pois senão terei dois senhores e viverei dividido entre um e outro (Mt 6:24).
Certa vez Jesus falou que aquele que põe a mão no arado não pode olhar pra trás (Lc 9:61-62). Eu não entendia isso até prestar atenção em algo que eu mesmo fazia quando morava no interior com meus pais. Eu arava terra com nosso Yanmar (parecido com Tobatta, mas não é a mesma coisa) e precisava prestar atenção no trilho deixado pelo arado para não sair desse trilho e acabar perdendo o rumo e fazendo a maior bagunça mais adiante. Se decidimos seguir a Jesus, nós colocamos nossa mão no arado também, e não podemos olhar para as coisas que deixamos pra trás, caso contrário não seremos aptos para o Seu reino. Ele nos chama a uma nova vida, uma vida de santidade, uma vida de renúncia de todas as velhas coisas que praticávamos antes de conhece-lo. Isso é ser sacrifício vivo e agradável a Deus do qual Paulo fala em Rm 12:1-2.
Dói-me o coração quando vejo pessoas que tiveram um encontro com Jesus, murchando quando descobrem o preço que precisam pagar. Meu coração chora de tristeza e compaixão, pois eu queria ter palavras pra dizer-lhes o quanto mais maravilhoso é ainda quando nos entregamos totalmente a esse Jesus que tanto fez por nós, e deixamos que Ele trate nossa vida e nos livre de todas essas coisas que nos destroem. Pessoas ficam eufóricas ao saberem o quanto Jesus as ama. Já vi muitas dizerem que não há nada mais maravilhoso, mas infelizmente isso passa tão rápido quanto o primeiro final de semana que vem a seguir, com seus convites de festas, sexo, bebidas, e os arrebata de volta aos velhos pecados, e assim o velho homem não morre nunca (Ef 4:17-24). Enquanto isso vejo outras que assumiram um compromisso verdadeiro com Jesus lutarem contra o pecado diariamente. Estes passam por privações e provações, mas os que perseverarem até o fim é que serão salvos. Pode parecer desumano dizer que prefiro ver pessoas sofrendo quando lutam contra o pecado, do que pessoas alegres indo para o inferno a passos largos, mas essa é a verdade. Ser cristão verdadeiro não é fácil. Bem disse Jesus que deveríamos nos esforçar para entrar pela porta estreita, e que muitos tentariam, mas sem conseguir (Lc 13:22-30). Estes são os que não conseguem renunciar as coisas que este mundo oferece, e tentam passar com elas pela porta, mas não podem, pois elas o avolumam de tal forma que lhe impedem a passagem. Outro dia eu falava com o meu amigo e discutíamos sobre o quanto as pessoas sofrem em sua caminhada de fé, e o quanto seus fardos são pesados. Chegamos a conclusão de que o fardo se torna pesado quando queremos levar a cruz e sobre ela mais um monte das coisas do mundo. O Senhor Jesus nos chama a depositar sobre Ele nossos fardos e tomar dEle o fardo que nós temos que carregar, que é leve, e o Seu jugo que é suave (Mt 11:28). Apenas quando conseguimos fazer isso é que passaremos pela porta estreita que leva a salvação. O velho homem precisa morrer, e com ele toda uma infinidade de pecados que nos escravizavam. Meu amado, renuncie!!! Renuncie a todas as coisas que querem te tornar escravo novamente. Renuncie e não se deixe iludir com o evangelho da salvação fácil, pois se fosse fácil ser cristão verdadeiro, muitos não passariam por perseguição e até mesmo pela morte. Poderia escrever ainda muitas coisas e citar inúmeras passagens, mas é preferível que você leia a Bíblia e busque nela as respostas. O Senhor tem a resposta certa para as tuas dúvidas.

Deus o abençoe!

sábado, 25 de outubro de 2008

Os princípios da Igreja de Cristo

Fazem apenas alguns minutos que terminei de preparar pregação para o culto de amanhã cedo. Fiquei durante alguns dias pensando no que iria pregar, e apenas hoje, às 19:30 hs, que cheguei a uma definição. E espero sinceramente que seja a vontade do Senhor sendo feita em minha vida.
Já a um bom tempo venho meditando sobre a passagem de At 2:42-47 "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.". Essa passagem fala sobre os princípios básicos sobre os quais vivia a Igreja primitiva, que se seguidos pela nossa igreja, farão o mesmo efeito que fizeram naquela época.
Existem pontos principais nessa passagem que precisam ser detacados primeiramente:


  • Doutrina dos apóstolos

  • Comunhão

  • Partir do pão

  • Oração

Doutrina dos Apóstolos


Nenhum dos outros princípios que tem valor algum diante de Deus se este for desprezado. Esse é o fundamento sobre o qual deve estar baseada a nossa fé, pois é ele representa o evangelho de nosso Senhor Jesus. É a doutrina que orienta nossa conduta e molda nosso caráter. É através dela que temos conhecimento do grande amor que Deus pela nossa vida, demontrado através de Jesus crucificado.


Comunhão


A comunhão é o resultado na vida das pessoas que recebem a doutrina dos apóstolos em suas vidas e buscam viver de acordo com ela. Ou seja, pessoas que vivem sob a mesma doutrina, tendem a estar juntas, e a se amarem mutuamente. Dessa forma é muito mais difícil que nossa fé acabe, pois seremos fortalecidos com a presença e o amor dos irmãos que estarão ao nosso redor. Fica muito claro a importancia da comunhão se usado o exemplo da brasa, que se retirada do braseiro e deixada sozinha, logo se apaga e vira cinzas, mas quando está junto das outras brasas dura o mesmo tempo das outras.


Partir do Pão


O partir do pão, ou seja, a preocupação em prover aos outros o sustento e bem-estar, é a verdadeira fé em ação. Como falou Tiago, "a fé sem obras é morta", então todo aquele que realmente está vivendo a verdadeira fé em Cristo Jesus não consegue mais ficar conivente com qualquer situação desfavorável em que um irmão possa estar.
Em Gl 6:10 Paulo reafirma isso de forma bem clara: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." Ou seja, devemos nos preocupar em fazer o bem a todos, mas primeiro devemos lembrar de nossos irmãos.


Oração


Não tenho a intenção de explicar aqui o que é oração, mas de mostrar a importancia da oração para a igreja. A oração é o que move a mão de Deus em favor do seu povo. Uma igreja que não ora está destinada a se acabar. Foi pela oração da Igreja que Deus livrou os apóstolos das mãos dos perseguidores mais de uma vez. Na bíblia vemos inúmeros exemplos de possoas que oravam, e Deus se compadecia deles e fazia grandes milagres em suas vidas. Será que o Deus da Bíblia é o mesmo que nossa igreja tem buscado hoje? Se é, então eu tenho certeza de que uma coisa muito importante está faltando para nossa igreja. São joelhos dobrados, de servos que se prostram diante de seu Senhor em intercessão pela igreja e por suas próprias vidas!


Existem ainda outros pontos nessa passagem que não podemos deixar passar desapercebidos:


Temor


O temor que nos faz andar em humildade diante do Senhor. Salmos e Provérbios afirmam que "o termor do Senhor é o princípio de toda sabedoria", e sabedoria é algo que tem extrema importancia dentro de uma igreja. Pessoas sábias tomam decisões sábias. O progresso da igreja depende de que nela haja o verdadeiro temor do Senhor.


Sinais


Pergunto novamente: "O Deus que temos buscado é o mesmo que está descrito na Bíblia?". Se é então não me venham com a estória de que os sinais e milagres eram apenas para o tempo dos apóstolos, pois o mesmo Espírito que operava através daqueles homens é o Espírito que temos recebido hoje. A presença de milagres na igreja demonstra a presença e o agir do Espírito Santo.


União


As pessoas viviam unidas em um só propósito. Se dentro de uma igreja pessoas se dividem em grupinhos de cliclano ou de fulano, então essa igreja precisa urgentemente ler e viver I Co 1.
Uma igreja que vive a doutrina dos apóstolos segue adiante num só corpo, vencendo as crises de orgulho, seguindo o exemplo daquele que é o cabeça, Jesus Cristo, que "mesmo subsistindo em forma de Deus, não usurpou o ser igual a Deus, antes se esvaziou de si mesmo se tornando servo" (Fp 2:5-11).


Contavam com a simpatia do povo


Qual é o testemunho que temos dado como cristãos? As pessoas com quem convivemos simpatizam conosco, ou somos aqueles crentes chatos que ficam julgando as pessoas e colocando sobre elas um jugo que não compete a elas? Já vi muitos crentes que dificilmente alguém gostaria de ser igual a ele. Pessoas amargas, mal-humoradas, grosseiras, que acham que todos devem pensar como ele. Pensam que seu falar duro vai tocar o coração das pessoas e despertá-las para a salvação, quando na verdade faz com que se afastem mais ainda da Palavra de Deus, pois não querem se tornar pessoas assim. As pessoas que viviam na igreja relatada nessa passagem eram agradáveis e simpáticas sem abrir mão da sua fé, pois os outros mesmo não concordando com suas convicções, simpatizavam com elas. Vale aqui rever como temos sido visto pelos nossos familiares, vizinhos, colegas de trabalho, etc... Seremos conhecidos pelo amor!


Existe muito mais nessa passagem do que os pontos ressaltados, porém é o que me chamou a atenção para a pregação. Que isso fale ao meu coração mais alto a cada dia, e eu consiga viver cada princípio desses diariamente.


Que a Paz de Deus esteja sobre você, em nome de Jesus!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O evangelho é simples

Que maravilhoso é quando as pessoas descobrem a simplicidade do evangelho de Cristo, que é definido por Paulo como a "sã doutrina" (II Tm 4:3-4), ou então por Lucas como a "doutrina dos apóstolos" (At 2:42), onde relata que a igreja primitiva perseverava nesse evangelho.
É comum ver tantos teólogos e estudiosos buscando elucidar o evangelho através de técnicas modernas de estudo e pesquisa, quando na verdade o evangelho precisa ser apenas lido e aceito da maneira que está escrito, sem retirar nem acrescentar nada. O evangelho realmente é simples, e quando tratado dessa forma, ele faz algo maravilhoso em nossa vida. Lembro de certa vez que estava a trabalho em um cliente em Curitiba e fui convidado por um funcionário dessa empresa a ir a um culto em uma igrejinha da periferia. Nesse culto o Senhor falou claramente ao meu coração, e despertou em mim um amor intenso por esse evangelho maravilhoso, que segundo Paulo, é "poder de Deus para salvação de todos que creem" (Rm 1:16-17). Eu ainda pensava sobre isso quando foi apresentado o pregador daquela noite, um senhor baixinho e mirado, que ao primeiro olhar não prendia a atenção de ninguém. Quando ele abriu boca, a primeira coisa que disse foi "meus irmão, o evangéio é simpre". Já demos boas risadas por causa dessa frase, não por deboche, mas porque realmente era engraçado ouvir aquele homem simples e semi-analfabeto falando daquela forma. A pregação desse homem não foi cheia de ilustrações maravilhosas, nem de apelos emocionais, mas ele simplesmente falou sobre o evangelho,
discorrendo sobre os relatos da bíblia que mostravam homens sendo resgatados de sua futilidade quando ouviam a pregação desse evangelho. Ele nem sabia falar direito, porém mostrou que conhecia o evangelho.
Esse evangelho que eu quero pregar, e ainda antes disso, quero vivê-lo diariamente.
Estou convencido de que não precisamos de teologias, interpretações ou muitos estudos, mas precisamos crer simplesmente naquilo que está escrito, da forma que está escrito. Muitas vezes ouço pessoas dizerem que não entendem o que leêm porque o texto precisa ser interpretado. Mas não podemos ler a bíblia e fazer interpretações, caso contrário corremos o risco de entender apenas aquilo que queremos, e não aquilo que ela realmente quer nos dizer. A Verdade que nela está escrito é única! Não importa se eu entendo de uma forma e você entenda de outra forma, pois a Verdade não mudará, e apenas aquele que aceitou o que realmente está escrito é que vai ter alguma vantagem. Por isso que muitas pessoas leêm a Bíblia e nada em suas vidas muda, pois entendem apenas aquilo que querem. Por isso vemos tantas igrejas e denominações diferentes, cada qual com sua própria interpretação do evangelho, ou seja, com a sua verdade. Não estou dizendo que devemos pensar todos da mesma forma, sendo escravos de homens ou instituições, mas que, se amamos realmente esse evangelho, deveria haver concordancia na doutrina pregada.
Uns dizem: "Os dons do Espírito são atuais!". "Não, os dons eram apenas para a época dos apóstolos, pois eles ainda não tinham a Bíblia e precisavam de dons para convencer as pessoas" dizem outros. Mas aí eu pergunto: "Onde isso está escrito na Bílbia???". (Cabe aqui um texto apenas explanando esse assunto, mas por hora, vamos tomá-lo apenas como exemplo.) O que fazemos numa situação dessas? Ou buscamos na própria Bíblia argumentos para comprovar nossas convicções, ou então apenas cremos naquilo que está escrito e aceitamos mudá-las. Aqui é demonstrada a simplicidade do evangelho! Nós é que o complicamos quando somos orgulhosos. Ou moldamos a Bíblia à nós, ou então nos moldamos à ela. O que nós vamos escolher?
É claro que devemos contextualizar o que lemos para a nossa época, e aplicar à nossa realidade, porém não podemos jamais complicar o entendimento daquilo que está escrito de forma tão simples. Oremos para que o Espírito Santo venha sobre nós, e nos revele aquilo que não conseguimos entender, para que não inventemos interpretações distorcidas do evangelho de Jesus Cristo. A promessa de Jesus era de que o Espírito da Verdade nos conduziria em toda Verdade, e nos revelaria o pecado, a justiça e o juízo. Se esse é o Espírito que vive em nós, então podemos deixar que Ele nos ensine!
Finalizo com as palavras de Ap 22:18-19 que dizem o seguinte: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

Que a Paz de Deus esteja sobre a tua vida, em nome do Senhor Jesus!